Entretanto, Vanazzi ponderou que novas reuniões com os setores econômicos devem acontecer nesta terça (23), para definição das medidas restritivas em cada área, e que, o detalhamento das novas regras será anunciado em decreto publicado também nesta terça e que passa a valer a partir da quarta-feira (24). “Vamos fazer um diálogo com todos os setores econômicos para reduzir em até 70% a circulação de pessoas na nossa cidade”, colocou o prefeito.
Nesta terça, uma nova transmissão ao vivo deve ser feita, às 19 horas, para esclarecer todas as novas medidas que estarão no decreto municipal.
O prefeito citou ainda que, a partir de quarta-feira, São Leopoldo terá “toque de recolher”, com a suspensão de todas as atividades a partir das 20 horas, inclusive supermercados. “Pra que a gente possa reduzir a circulação das pessoas e recuperar o controle da política pública sobre o contágio e sobre a contaminação e ter, minimamente, condições de atender as pessoas que precisam de leito no Hospital Centenário”, disse, Vanazzi.
Mais cedo, o governador Eduardo Leite também já havia citado a decisão de suspensão de atividades a partir das 20 horas, já a partir desta terça.
Com todos os 18 leitos ocupados por pacientes do município e cidades vizinhas, a direção do Hospital Centenário, de São Leopoldo, informou que a UTI Covid está operando com capacidade máxima desde a manhã desta segunda-feira (22).
Conforme a assessoria de imprensa da casa de saúde, a ocupação no local vinha se mantendo entre 70 e 80% nos últimos dias, chegando a 100% esta manhã. Dos 18 respiradores instalados – um para cada leito de UTI –, 16 estão em uso neste momento. Ainda segundo a instituição, 17 dos 23 leitos clínicos estão ocupados atualmente.
De acordo com a presidente do hospital, Lilian Silva, o aumento dos números e a gravidade dos casos é um sinal de alerta para a instituição e, principalmente, para a população que deve manter as regras de distanciamento social.