Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Alerta

UTI Covid do Hospital Centenário em São Leopoldo chega a 100% de ocupação

Todos os 18 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados e 16 dos 18 respiradores estão em uso.

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 22.02.2021 às 16:42 Última atualização: 22.02.2021 às 19:36

Com todos os 18 leitos ocupados por pacientes do município e cidades vizinhas, a direção do Hospital Centenário, de São Leopoldo, informou que a UTI Covid está operando com capacidade máxima desde a manhã desta segunda-feira (22).

Conforme a assessoria de imprensa da casa de saúde, a ocupação no local vinha se mantendo entre 70 e 80% nos últimos dias, chegando a 100% esta manhã. Dos 18 respiradores instalados – um para cada leito de UTI –, 16 estão em uso neste momento. Ainda segundo a instituição, 17 dos 23 leitos clínicos estão ocupados atualmente. “O Hospital Centenário alerta para um colapso nos atendimentos diante do aumento de casos nos últimos dias e reforça a importância do distanciamento e do cumprimento das orientações sanitárias”, sublinhou, em nota, a casa de saúde.

Hospital Regina só atende a casos graves

O crescimento no número de internações por Covid-19 também tem sido observado nos hospitais da região. Em Novo Hamburgo, o Hospital Regina restringiu o atendimento a pacientes com sintomas graves da doença. Pessoas com sintomas mais leves não serão atendidas na casa de saúde, conforme decisão divulgada na tarde desta segunda-feira (22).

De acordo com comunicado, o Hospital Regina enfrenta lotação dos leitos clínicos para Covid. Atualmente, a instituição destina 23 leitos de enfermaria para pacientes com coronavírus ou suspeita.

Recorde de internações

O Rio Grande do Sul atingiu nesta segunda mais um recorde de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até as 10 horas, 1.112 pacientes com Covid precisavam de tratamento intensivo e outros 199 eram tratados com suspeita da doença.

A taxa de ocupação dos leitos nos 299 hospitais do Estado chegava a 86%, a maior desde o início da pandemia. A situação começou a se agravar na semana passada, quando, na sexta-feira, foi dado o primeiro alerta. Na ocasião, 1.012 pacientes com Covid estavam em UTI, um aumento de quase 10% em apenas três dias.

Já a ocupação de leitos clínicos para Covid estava em 41,7%, com 2.610 pessoas internadas, restando 3.647 leitos. O percentual de respiradores em uso era de 56,4%, com 1.514 dos 2.684 sendo usados por pacientes internados.

Novos leitos na região

Cinco hospitais da região recebem reforço no tratamento da Covid-19. No final de semana, respiradores, monitores e camas foram entregues a três deles. O material entregue servirá para equipar e permitir a abertura de 35 novos leitos em Canoas, Sapucaia do Sul e Tramandaí. Com esse reforço, o número de leitos abertos pelo Estado passa para 1.141.

“A abertura destes leitos nesse momento, que é o mais crítico da pandemia, é uma ação importante para atender a população, mas é fundamental que as pessoas mantenham os cuidados, pois a capacidade hospitalar está no limite”, alertou a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Wasem Fagundes.

Dos 35 leitos equipados, 15 já começaram a operar no próprio final de semana – 10 no Hospital Municipal Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, e cinco no Hospital de Tramandaí. Em Parobé, ainda nesta segunda-feira (22), serão entregues mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital São Francisco de Assis, em Parobé. Outros 20 serão abertos no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas.
No final de semana, foram entregues também cinco respiradores e cinco monitores para retaguarda de pacientes na emergência do Hospital São Camilo, de Esteio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.