O mau tempo e a chuva fez com que a procura pela vacina contra o coronavírus diminuísse nesses últimos dias, em São Leopoldo. Enquanto aguarda novas orientações do Ministério da Saúde, a cidade segue vacinando pessoas com mais de 18 anos que não possuem comorbidades.
Desde terça-feira (24) que o Município não está exigindo mais o comprovante de residência. O objetivo a partir de agora é fazer com que a imunização seja acessível para qualquer pessoa, moradora de São Leopoldo ou não. Por meio da assessoria de comunicação, a Prefeitura comunicou que toda a população vacinável residente na cidade já foi priorizada.
Por isso, nesta quinta-feira (26), a vacinação segue para quem tem mais de 18 anos no Ginásio Municipal Celso Morbach e também no Centro de Eventos São Borja, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.
Nos mesmos locais e horário, será aplicada a segunda dose que estará disponível para quem tomou da Pfizer até 20 de junho, da AstraZeneca até 14 de junho e para quem já completou 28 dias de intervalo da CoronaVac.
A Unidade Móvel também vai aplicar a primeira dose na rua Rio Tietê, 510, em frente à Associação de Moradores do bairro Jardim Luciana, das 8h30 às 11h30. Já das 13h30 às 16h30, estará na Rua Ademar de Barros, em frente à igreja Católica, no bairro Barreira.
São Leopoldo não deixou de vacinar pessoas que compõem outros grupos. Veja quais são: quem tem mais de 18 anos com comorbidades (diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias, hepatopatias, pneumopatias, imunossupressão, acidente vascular cerebral, obesidade mórbida e doenças reumáticas), pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos, estantes, puérperas e lactantes de crianças até um ano permanecem contempladas.
Sapucaia do Sul
A primeira dose na cidade será aplicada nesta quinta nas Unidades Centro, Greiss, Vargas, João de Barro e Casas. Já a segunda dose da AsgtraZeneca será nas UBS Fortunas, Nova Sapucaia, Natal, Capão da Cruz, Oswaldo Cruz e São José. Quem já pode completar o esquema vacinal da Pfizer, deve se dirigir na Unidade Cohab Casas e na ESF Itapemirim. Para a última dose da CoronaVac, é preciso ir nas UBS Cohab Blocos e Pasqualini.
Esteio
A cidade já está vacinando jovens com mais de 18 anos que não possuem comorbidades. O agendamento deve ser feito pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina. A aplicação, que também segue liberada para gestantes, lactantes e puérperas (parto realizado até 45 dias) de qualquer idade, pode ser feita hoje, das 20 às 20h45, e nesta sexta-feira (27), das 13 às 16h45 e das 18 às 20h45, na Secretaria Municipal da Saúde (Avenida Padre Claret, 666). Por enquanto, não há agenda liberada para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades.
Portão
A cidade amplia o horário da imunização nesta quinta-feira (26) que será das 8 às 20 horas. Podem receber a primeira dose quem tem mais de 18 anos, sem comorbidades, além dos outros grupos que já foram contemplados. Ocorre também a aplicação da segunda dose em quem tomou a dose inicial da Pfizer e da AstraZeneca até 9 de junho e da CoronaVac até 30 de julho. A imunização segue ocorrendo no Centro de Eventos Lothar Kern.