Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus MAIS DE 95%

Boletim da Fiocruz aponta alta em casos de síndromes respiratórias na região metropolitana

Estudo mostra que a região tem probabilidade de aumento nos casos acima de 95%

Publicado em: 21.01.2022 às 16:07 Última atualização: 21.01.2022 às 17:00

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou nesta sexta-feira (21) o boletim InfoGripe no qual mostra um crescimento significativo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tanto a curto prazo, ou seja, para daqui a três semanas como para a longo prazo, em seis semanas.

No boletim, a região metropolitana de Porto Alegre é apontada como uma das macrorregiões do Estado em que a probabilidade de aumento dos casos está acima de 95% tanto para curto como para a longo prazo.

Segundo a Fiocruz, a média móvel da SRAG na região está em torno de cinco mil casos para cada 100 mil habitantes. Na escala de acompanhamento da Fiocruz, este nível é considerado alto e está entre os níveis epidêmico e o muito alto.

No Estado, apenas a região Missioneira e Centro-oeste têm probabilidade de queda de 95%.

Outras 42 macrorregiões brasileiras estão no mesmo nível; 53 se enquadram no nível muito alto, 20 no extremamente alto e duas no epidêmico.

Somente nessas três primeiras semanas de 2022, já foram notificados 11.477 casos no País. Desses, 28,4% deram resultado positivo para algum vírus respiratório, 27,2% deram negativo e 35,1% ainda aguardam o resultado.

Entre os 3.259 positivos, foram detectados casos de Influenza A (H1N1), Influenza B (H3N2), vírus sincicial respiratório - VSR (comum em crianças) e Sars-Cov-2 (Covid).

Esses casos, porém, não são reflexos ainda das festas de final de ano, por isso, a previsão de uma piora pela Fundação nas próximas semanas.

“Praticamente todos os Estados apresentaram sinal de crescimento anterior ao período de 26 de dezembro de 2021 a 1º de janeiro, deixando claro que tal cenário é ainda anterior às celebrações de final de ano”, ressaltou o coordenador do InfoGripe e pesquisador, Marcelo Gomes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.