Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Gravataí APÓS 4 MESES

Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande ainda não foi concluído

Área é a principal formadora da bacia do Rio Gravataí e fica entre os municípios de Gravataí, Viamão, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha

Publicado em: 04.10.2021 às 14:21 Última atualização: 04.10.2021 às 14:22

Em junho deste ano foi aprovado pelo conselho estadual do Meio Ambiente, o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA), do Banhado Grande, que abrange os municípios de Gravataí, Viamão, Glorinha e Santo Antônio da Patrulha. No entanto, de acordo com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí (Comitê Gravatahy) nenhuma providência prática foi tomada desde então.

Banhado Grande, em Gravataí
Banhado Grande, em Gravataí Foto: Fernando José de Sousa / Divulgação
Com isso será enviado um ofício ao titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMAI), Luiz Henrique Viana, solicitando urgência na oficialização do Plano de Manejo. O que significa a determinação sobre os usos e atividades, limitações, focos de preservação, dando peso sobre os planejamentos dos municípios que abrangem a região do Banhado Grande.

O presidente do Comitê Gravatahy criticou a demora do Estado em oficializar o acordo feito há quatro meses. “Estamos diante de uma ameaça de retrocesso da política ambiental na bacia do Gravataí, sem qualquer explicação. A sociedade discutiu e definiu em junho quais serão as determinações para os usos econômicos na maior APA do Estado, e o governo até agora não oficializou”, afirmou.

“Infelizmente, sem que os regramentos de uso sejam oficiais e possam ser cobrados e fiscalizados, continuaremos colocando em risco o reservatório de água natural do Rio Gravataí e comprometendo o abastecimento de água para toda a bacia hidrográfica no próximo verão”, diz Cardoso.

A reportagem do Correio de Gravataí entrou em contato com a assessoria da SEMAI, que não se manifestou até a publicação desta matéria. Na tarde desta segunda-feira (4), o Conselho Gestor da APA do Banhado Grande faz sua reunião mensal, para debater estratégias em busca da concretização do que foi definido em junho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.