Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo Astronomia

Adolescente de 17 anos descobre planeta com dois sóis no 3º dia como estagiário na Nasa

Wolf Cukier integrava equipe que analisava dados do satélite TESS, popularmente conhecido como 'caçador de planetas'

Publicado em: 13.01.2020 às 10:52 Última atualização: 13.01.2020 às 10:53

Adolescente Wolf Cukier descobriu planeta com dois sóis em seu 3º dia na Nasa Foto: CBS New York/ Reprodução

Um adolescente de 17 anos conseguiu um feito inédito nos Estados Unidos. Ele descobriu um planeta com dois sóis e que fica a 1.300 anos-luz da Terra em seu terceiro dia como estagiário da Nasa, a agência espacial norte-americana. A descoberta de Wolf Cukier foi feita no meio do ano passado, mas só veio a público após os cientistas checarem os dados obtidos do satélite TESS, popularmente conhecido como “caçador de planetas”.

Cukier conseguiu o estágio no Goddard Space Flight Center, instituto de pesquisa da NASA em Greenbelt, no Estado de Marylan, mesmo faltando um ano para se formar no Ensino Médio. Na análise do TESS, o jovem estudava como duas estrelas se cruzariam, criando um eclipse no sistema solar TOI 133. No entanto, mesmo sem treinamento aprofundado na área, ele notou que havia algo na órbita que estava bloqueando a luz. Ao passar a informação aos coordenadores, cientistas começaram a estudar o caso e chegaram a conclusão que o estagiário havia descoberto um planeta 6,9 vezes maior que a Terra.

Em um comunicado da Nasa, Cukier falou sobre como ocorreu a descoberta. "Eu estava procurando nos dados tudo o que os voluntários apontaram como um binário que eclipsou um sistema no qual duas estrelas giram em círculo, e do nosso ponto de vista são eclipsados a cada órbita".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.