Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Mundo TEMPERATURAS ELEVADAS

Calor extremo derrete geleiras e causa inundações no Paquistão

Ponte de uma vila localizada no norte do país asiático foi destruída pela força da água que inundou a região

Por Redação
Publicado em: 11.05.2022 às 15:58 Última atualização: 11.05.2022 às 16:03

As temperaturas elevadas que vêm atigindo o Paquistão, no Sul da Ásia, causaram o derretimento de geleiras na região e, por consequência, inundações. Na última semana, casas e edifícios de uma vila localizada no Norte do país ficaram danificados por conta dos alagamentos. Uma importante ponte chegou a ser destruída pela força da água.

Ponte de vila localizada ao norte do Paquistão foi destruída pela força das águas que inundaram a região
Ponte de vila localizada ao norte do Paquistão foi destruída pela força das águas que inundaram a região Foto: Reprodução
De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno é conhecido como inundação explosiva de lago glacial. Ele acontece quando, por conta de uma falha ou ruptura da barragem, a água de um lago glacial é liberada repentinamente.

No caso do Paquistão, as ondas de calor extremo fizeram com que a neve e o gelo perto de um lago represado pela geleira Shishpar, próxima ao Monte Shishpar, tivessem seu derretimento acelerado. Com isso, o volume do lago aumentou e a água transbordou. 

As enchentes no país acontecem após um mês de tempertaturas recordes. O último mês de abril foi o mais quente registrado no Paquistão desde 1961. Em 30 de abril, a cidade de Jacobabad atingiu, durante o dia, os 49°C nos termômetros. Na mesma data, em Karachi, durante a noite e temperatura era de 29,4°C.

Conforme a MetSul, os lagos glaciais costumam se formar durante o mês de maio. Contudo, o derretimento antecipado da neve na região fez com que o lago próximo a geleira Shishpar se formasse um mês antes que o normal. O lago já cresceu cerca de 40% nos últimos 20 dias. 

À medida que as temperaturas globais aumentam, as inundações glaciais representam cada vez mais um perigo para as regiões montanhosas do norte do Paquistão. Mais de três mil lagos se formaram nas áreas de Gilgit-Baltistan e Khyber Pakhtunkhwa e, de acordo com as Nações Unidas, com o rápido derretimento das geleiras, 33 desses são propensos a inundações perigosas.

Hassanabad Bridge on KKH collapses due to Shishper glacial lake outburst flood in #Hunza #ClimateEmergency #ClimateActionNow #ClimateCrisis #GlobalWarming pic.twitter.com/ANmp1neNZe

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.