A Alemanha notificou nesta sexta-feira (20) o primeiro caso da varíola dos macacos, em um paciente brasileiro de 26 anos. Ele passou por Portugal e Espanha antes de chegar ao país, onde visitou as cidades de Düsseldorf e Frankfurt antes de chegar a Munique, onde esteve cerca de uma semana antes de ser diagnosticado com a doença.
O Instituto de Microbiologia das Forças Armadas da Alemanha confirmou o caso após ter detectado a presença do vírus no paciente durante a última quinta-feira (19). O brasileiro apresentava lesões cutâneas características da doença, segundo anunciou o serviço médico da corporação.
Em comunicado, as Forças Armadas alemãs destacam que as autoridades de saúde de países europeus e dos Estados Unidos identificaram no começo de março um número crescente de casos de varíola dos macacos, o que provoca temor de que a enfermidade, presente apenas em algumas regiões da África, esteja se alastrando.
Vários casos foram confirmados no Reino Unido, Espanha e Portugal. Hoje, a França também anunciou a primeira detecção. Com isso, se trata do maior e mais extenso surto de varíola dos macacos já registrado na Europa. Até o momento, não se sabe se existe conexão entre os positivos individuais identificados atualmente.
A varíola dos macacos é uma doença viral originária do reino animal, que apenas ocasionalmente provoca infecções em pessoas. O período de incubação da enfermidade costuma ser de seis a 13 dias, mas pode oscilar também de cinco a 21.