Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Indicado

Hamburguense Ingo Sarlet está na lista tríplice para ministro substituto do TSE

Nomes serão encaminhados ao presidente Jair Bolsonaro

Publicado em: 21.11.2019 às 11:54 Última atualização: 21.11.2019 às 12:00

Ingo Sarlet Foto: Escola Evaed/Divulgação
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), na sessão ordinária realizada na quarta-feira (20), aprovou lista tríplice de candidatos para ocupar a vaga de ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinada à advocacia. Foram indicados a advogada Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira, com 10 votos, e os advogados Ingo Wolfgang Sarlet, também com 10 votos, e Carlos Bastide Horbach, com 9 votos.

A lista será encaminhada ao presidente da República, a quem cabe indicar o nome para o cargo. De acordo com o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas de ministros do STF, duas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo. Neste último caso, quando houver vacância, o presidente da República recebe uma lista tríplice elaborada pela Suprema Corte.

Quem é Ingo Wolfgang Sarlet

Natural de Novo Hamburgo, Ingo Wolfgang Sarlet é filho do ex-secretário municipal de Educação e diretor da IENH, Ernest Sarlet, e a da professora Erica Sarlet, ambos já falecidos.
Doutor em Direito pela Ludwig Maximillians Universität, de Munique (Alemanha), Sarlet também é coordenador do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Dourado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) desde 2006. Nesta mesma instituição, atua como coordenador do Curso de Especialização em Direito Público. Além disso, também é professor titular da Faculdade de Direito e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito e em Ciências Criminais da Escola de Direito da PUC-RS. Sarlet coordena Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais (CNPq) e é co-líder do Grupo de Pesquisa em Governança Corporativa, Compliance & Proteção de Dados (CNPq).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.