Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Talento local

Grafiteiro de Novo Hamburgo participará de evento na Europa

Rafael Jung viajará a três países para pintar em intervenção que reunirá artistas de diferentes estilos. Ele também tem outros projetos, e busca parcerias

Por Matheus Beck
Publicado em: 03.02.2021 às 07:00 Última atualização: 03.02.2021 às 07:44

Rafael Jung vai para a Europa expandir conhecimentos e mostrar seu talento em três países Foto: Matheus Beck/GES Especial
Em estabelecimentos comerciais da cidade, na decoração de residências ou pelas ruas através de característicos traços, a obra do grafiteiro Rafael Jung, 37 anos, é facilmente reconhecida em Novo Hamburgo. Depois de um 2020 com baixa de eventos, o novo ano é de otimismo e, para Jung, de oportunidade. O hamburguense estará em exposição que passará por três países europeus em dinâmica que lhe adicionará experiência e possibilidades neste 2021.

O dono dos sprays de tantas obras espalhadas pela cidade estará na Dinamarca (24 a 26 de julho), Polônia (6 a 8 de agosto) e na Hungria (13 a 15 de agosto). O evento se chama "Meeting of Style", que em português seria o encontro de estilos. "É um espaço gigante em que o pessoal se junta. Uns oito artistas que fazem um painel que tem uma ligação. É um encontro de estilos. Não é como em outros eventos em que cada um tem um espaço e faz a sua arte. A ideia é juntar o pessoal pra trocar culturas, experiências e pintar com pessoas diferentes", explica o grafiteiro.

A dinâmica, para o hamburguense, não será novidade. "Esse evento de grafite acontece já há dez anos. Ele ocorre no mundo inteiro. Tem no Brasil também. Cada semana é num país. Tem na China, Japão, Alemanha, Estados Unidos, acaba passando por todos os lugares", conta. Além de inúmeras participações no Brasil, que começaram em 2015, na amostra realizada em Porto Alegre, Jung já esteve também em Quito, no Equador.

No fim do ano, ainda com data a ser definida, o artista deve ter obra exposta também na Bélgica. Caso consiga patrocinador, participará de mais um evento. Desta vez, será somente de exposição de materiais já produzidos anteriormente.

Gravação de documentário nos planos

O "Meeting of Style" é algo muito esperado pelo artista, que tem seus conteúdos publicados nas redes sociais que podem ser acessadas através do @5galaxia.

Participar do intercâmbio é algo que incentiva Jung, mas, para expandir a cultura do grafite, um projeto irá se somar ao evento. Com o artista Lucas Stuczynski, de Rio Grande, que é organizador do Meeting of Style Brasil, e um cinegrafista, viajará à Europa com o objetivo também de efetuar registros em vídeo.

"Queremos fazer um projeto piloto de pré-documentário com rota turística pelas cidades com o foco na arte. Pintar algumas coisas por lá. Vai ser documentado para em 2022 fazer um protótipo para o Netflix", projeta.

O grafiteito busca interessados em contribuir financeiramente com o projeto. Interessados podem o contatar pelo (51) 99161-0335.

Influência de tia artista plástica

Os primeiros jatos de tinta com os sprays do grafite foram executados pelo artista em 2002. Antes, os desenhos ficavam somente em telas. Tudo fruto da influência de uma infância imersa no ateliê de uma tia, que é artista plástica. "Desde quando eu iniciei, em 2002, defini que ia trabalhar com grafite. Aí criei a 5ª Galáxia, que é a minha empresa.

Panito na Europa

Panito é uma espécie de marca do trabalho de Jung Foto: Matheus Beck/GES Especial
Quando um espaço é apresentado ao grafiteiro sem solicitações comerciais, certamente a obra escolhida para ir à parede contará com o Panito (foto). Este é um personagem criado pelo artista em 2010 e, em meio a "mutações" no decorrer do tempo, identifica os sprays de Jung.

O nome foi fruto de uma campanha criada pelo Jornal NH e é carregado pelo grafiteiro. "Busquei a ideia do patchwork para as roupas para ser mais colorido, mais alegre. A cabeça de boneco de neve, pois era uma coisa que recordava da infância, de ver desenhos, e aí foi indo."

Há seis anos, o boneco de neve que tem olhos de bolinhas de gude carrega também uma característica de seu criador, o bigode. Na Europa, Jung garante que o boneco com muitas facetas estará marcado nos espaços destinados aos eventos. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.