O domingo (26) é de maratona cultural em Novo Hamburgo. Desde a manhã, a cidade recebe apresentações de artistas de vários cantos do País. "São seis atrações de diferentes lugares do Brasil. A entrada é por ordem de chegada, limitamos a 50 pessoas e estamos seguindo todos os protocolos", explica o diretor de Cultura da CDL, Leonardo Lessa.
As peças teatrais e contação de histórias podem ser assistidas de forma gratuita até as 17 horas. Entre as atrações do circuito artístico organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo e Secretaria Especial de Cultura está espetáculo Sherazade e as 1.001 Noites, com a atriz Flávia Coelho, do Complexo Alemão, no Rio de Janeiro.
Segundo Lessa, o espaço funciona desde 2019, mas as atividades haviam sido interrompidas por conta da pandemia. A agenda foi retomada com este projeto, que tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Todos os espetáculos têm tradução em Libras. No pátio, há opções de lanches e bebidas. Também há estacionamento para os participantes.
Intercâmbio cultural
Os artistas fazem parte de um intercâmbio cultural e estão reunidos no Vale do Arvoredo, residência artística que fica em Morro Reuter. "Estamos recebendo os artistas há 15 dias, todos imunizados e testados, com toda a segurança. Estamos com esta parceria com a CDL-NH para trazer saúde através da cultura. Está sendo um sucesso", conta a gestora cultural Carolina Garcia.