Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo NESTA SEGUNDA-FEIRA

Moradores de Novo Hamburgo podem fazer teste gratuito de Covid-19 em praça

Exame disponível na Praça Punta del Este fica pronto em 20 minutos

Por Joceline Silveira
Publicado em: 16.01.2022 às 23:10 Última atualização: 17.01.2022 às 09:57

A testagem gratuita dos moradores de Novo Hamburgo para detectar ou descartar a Covid-19 será ampliada. A partir desta segunda-feira (17), o Ônibus da Saúde percorrerá pontos estratégicos nos bairros do Município aplicando testes, como forma de ampliar o rastreio de casos de Covid.

População aproveitou a manhã de segunda-feira para realizar os testes
População aproveitou a manhã de segunda-feira para realizar os testes Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Por volta das 8 horas desta segunda-feira, o movimento já era intenso. Seis pessoas já tinham realizados os testes, uma delas teve o resultado positivo para a doença. Outras 40 pessoas aguardavam para realizar a testagem. Apesar do alto número de pessoas, o atendimento está fluindo. 

O Ônibus da Saúde está na Praça Punta del Este, em frente ao Bourbon Shopping. Nesta segunda-feira, vai estar atendendo no local em dois horários: das 7 às 10 horas e das 17 às 19 horas.

O teste que será realizado é o teste rápido de antígeno para a Covid, em que o resultado fica pronto em 20 minutos.

A oferta foi ampliada com o objetivo de aumentar a vigilância com a variante Ômicron na cidade, principalmente após a confirmação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da transmissão comunitária da cepa no Rio Grande do Sul.

"Sabemos que a variante Ômicron da Covid, que é a que está circulando no momento, é mais transmissível entre as pessoas. Por isto que testar é importante, justamente para tirar de circulação e isolar quem está com o vírus", explica o secretário da Saúde, Naasom Luciano.

A Secretaria de Saúde adianta que não é necessário agendamento. A realização dos testes será por livre demanda, com preferência para pessoas com sintomas. "Apesar de ser por livre demanda, ou seja, basta pedir para fazer o teste, a equipe do Ônibus da Saúde tem uma capacidade de aplicação, e a população deve ter esta compreensão", destaca.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.