Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo CUIDADO AMBIENTAL

Limpeza da fossa-filtro em casa ajuda no tratamento do esgoto

Comusa faz campanha para incentivar limpeza do equipamento; Município gera 3,5 mil toneladas de carga orgânica de esgoto doméstico, dos quais 5% são tratados

Por Da redação
Publicado em: 07.04.2022 às 06:00 Última atualização: 07.04.2022 às 08:59

Desde o início deste mês a Comusa - Serviços de água e esgoto de Novo Hamburgo, está com uma campanha para incentivar a comunidade a limpar suas fossas-filtros - medida que impacta diretamente na eficiência do tratamento de esgoto do Município. Em suas redes sociais, a autarquia apresenta dicas e orientações para mostrar a importância de manter a fossa-filtro sempre limpa.

Unidades de tratamento de esgoto da fossa e filtro
Unidades de tratamento de esgoto da fossa e filtro Foto: Comusa/Divulgação

A limpeza do sistema deve ser feita de acordo com o dimensionado no projeto (1 a 5 anos) para evitar o mau cheiro ou vazamentos.

Em números

Atualmente, Novo Hamburgo gera 3.500 toneladas de carga orgânica de esgoto doméstico, dos quais 5% são tratados. Em levantamento da coordenadoria de produção da autarquia, elaborado pelo encarregado das Estações de Esgoto, Geraldo Thiesen e o engenheiro químico Arlindo Räder e pela coordenadora de produção Luciane Maria, aponta que, em 2021, as oito estações de tratamento de esgoto em operação responderam por 160 toneladas de carga orgânica de esgoto doméstico e 10 toneladas são tratadas por fossas e filtros de imóveis.

As 10 toneladas são estimativas, baseadas no que passa pelas 12 Unidades de Tratamento de Esgotos (UTEs), para locais que não têm ligação com as oito estações de tratamento de esgoto.

No entanto, a Comusa ainda não tem os dados finais de quantos imóveis hamburguense têm fossas e filtros. Esse levantamento, que constará no plano de saneamento, começou a ser feito no final do ano passado para realmente medir o impacto total que fossa-filtro tem na cidade, mas ainda não há data para ser finalizado.

"Se cada um faz a sua parte, temos menos sujeira indo parar no Rio dos Sinos, maior eficiência das ETEs e, consequentemente, uma sobrevida para o mesmo rio que usamos para abastecer a cidade", aponta a diretora-geral, Andrea Braun.

Saiba mais

O que é fossa-filtro?

O sistema de tratamento individual é uma alternativa econômica e ambientalmente sustentável para tratamento do esgoto sanitário, mas só funciona se for corretamente operado e projetado. A fossa e o filtro precisam ser limpos periodicamente, pois, quando cheios de sólidos (lodos), se transformam em simples caixas de passagem, causando mau cheiro nas redes pluviais e poluição ambiental.

O que é carga orgânica e como é medida a poluição?

A água potável, após ser consumida pelo usuário em suas diversas formas, quando descartada se torna esgoto contendo cargas orgânicas que precisam ser tratadas. Esta carga orgânica é expressa como Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), um parâmetro ambiental usado para medir o grau de poluição das águas e a qualidade do tratamento de esgoto. Quanto mais DBO, maior a poluição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.