Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo NOVO HAMBURGO

Crianças apresentam suas propostas na abertura da Semana do Brincar

Estudante do segundo ano da EMEF Machado de Assis entregou sugestões elaboradas pelos alunos para a secretária de Educação de Novo Hamburgo

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 21.05.2022 às 18:58 Última atualização: 21.05.2022 às 19:08

Com uma confiança rara entre os adultos, a estudante Beatriz Pereira da Silva, de sete anos, dirigiu-se à secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, e entregou as propostas elaboradas por ela e seus colegas para a Semana Municipal do Brincar, que foi aberta oficialmente na tarde desse sábado (21), no Parcão. E fez mais, empunhou o microfone diante de uma plateia que reunia crianças e adultos.

Abertura da 7ª Semana Municipal do Brincar de Novo Hamburgo
Abertura da 7ª Semana Municipal do Brincar de Novo Hamburgo Foto: Matheus Chaparini / GES-Especial
Beatriz gostaria que o recreio fosse mais longo. Para ela, os vinte minutos de intervalo são pouco para confraternizar e brincar com os colegas, ainda mais depois de quase dois anos sem aulas presenciais.

“Minha sugestão foi o recreio ser de 40 minutos, hoje é de 20. Eu acho pouco. Quando bate o sinal, tem que todo mundo ir correndo para a sala”, explica Beatriz.

Entre as sugestões listadas na carta entregue à secretária, estão a retomada de brincadeiras antigas, como pique esconde e pega-pega.

“É importante o que ela trouxe, ela está nos mostrando a necessidade de estar mais tempo livre, brincando e interagindo com os colegas”, avalia a secretária.

A mãe de Beatriz, a professora Letícia Pereira, 42 anos, acredita que a atitude da filha pode incentivar outras crianças.

“A gente milita pelos direitos das crianças e acredita que todas as crianças deveriam ter esse lugar de fala. Quem sabe através da Beatriz, sugerindo brincadeiras e tendo a coragem de estar em meio às autoridades quem sabe ela possa motivar outras crianças a ocuparem este lugar. Também é nosso papel de adulto proporcionar estes momentos”, afirma.

O pai de Beatriz, o auriculoterapeuta Edson da Silva, 40, destaca que o período de isolamento da pandemia foi desafiador para pais e filhos. “Foram dois anos em que tivemos de nos reinventar. As crianças tiveram de aprender de uma maneira diferente. A gente também teve maneiras diferentes de aprender. Foi um aprendizado para todo mundo.”

A iniciativa de coletar as sugestões dos alunos surgiu a partir de escutas dirigidas às crianças, promovidas pela Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (Omep). A partir desta escuta, foi produzido um documentário.

O filme “Lugar de escuta” reúne depoimentos de crianças, pais e profissionais da educação. Dirigido por Leonardo Peixoto, tem lançamento previsto para outubro.

Se desenvolver brincando

A secretária Maristela Guasselli destacou a importância de brincar para o desenvolvimento das pessoas em todas as idades.

“Eu acredito muito no brincar. Desde que sou criança, cresci brincando livre e tendo muito contato com a natureza. Isso nos faz crescer diferente. É necessário que as pessoas entendam isso como algo importante no crescimento e no desenvolvimento de todas as crianças e também para os adultos.”

Em alusão à semana, a secretaria da Educação adquiriu novos brinquedos, que serão distribuídos às escolas municipais nos próximos dias.

Semana do brincar

De 21 a 29 de maio, acontece a 7ª Semana Municipal do Brincar de Novo Hamburgo. Neste período, hamburguenses de todas as idades são convidados a brincar livremente pelas ruas e espaços da cidade. Neste ano, o tema é “confiar na força do brincar”. Ao longo da programação, escolas, instituições e empresas realizarão atividades diversas convidando as pessoas para a brincadeira.

Promovida por meio da Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. O evento ocorre anualmente próximo de 28 de maio, que é o Dia Internacional do Brincar.

Durante a Semana Mundial do Brincar, a proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores.

Nesta segunda-feira, a EEI Castelo do Gigante promove uma troca de brinquedos. Os alunos da EEI Cinderela terão brincadeiras no pátio com tecidos e dobraduras de barco de papel. Na EMEB Arnaldo Grin, a programação da segunda-feira inclui a 3ª edição do Festival de Cabanas, circuito de jogos cooperativos e exposição de fotos.

A programação completa está disponível no site da prefeitura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.