Desde que o anúncio da vinda da Havan para Novo Hamburgo foi feito em 2019, começou a expectativa para saber onde o mega empreendimento seria instalado e quando as obras começariam. A primeira opção foi o terreno no bairro Operário, próximo ao Rissul, mas a empresa acabou optando pela grande área junto à BR-116, pertinho do I Fashion Outlet, e que vai até a Rua Rincão.
Três anos depois e uma pandemia no meio do caminho, a construção ainda não começou, mas há novidades. Além da Havan, serão instalados no local uma loja da Stock Center, do Grupo Comercial Zaffari, de Passo Fundo, e uma filial da LF Máquinas e Ferramentas, do grupo GG10, de Dois Irmãos.
A Prefeitura informou que a última versão do projeto foi analisado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) no mês de fevereiro, onde foram apontadas pendências. "O município aguarda no momento o retorno da empresa”, completou a Administração Municipal em nota.
As empresas não informaram oficialmente sobre data e o andamento das obras. Moreno lembra que após o início da construção da loja Havan, ela fica pronta entre 60 e 90 dias, por isso, há chance de tudo ocorrer ainda este ano. Somente a Havan deve gerar 150 empregos no Município e o investimento inicial é de R$ 25 milhões.
Esta semana, equipes trabalhavam nas duas partes do terreno. Na área da Rua Rincão, onde será construída a LF Máquinas e Ferramentas, uma empresa está trabalhando neste sábado (25) na parte da demolição da estrutura que já foi do Grupo Herval. De acordo com funcionários da terceirizada, a demolição deve ser concluída ainda no fim de semana, se as condições climáticas forem favoráveis.