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Notícias | NovoNormal Tecnologia

Bons exemplos em meio à crise

As histórias de duas empresas da região que agiram rápido e fizeram bom uso da tecnologia para atender seus clientes mostram como obter resultados positivos na adversidade

Publicado em: 02.10.2020 às 05:00 Última atualização: 16.11.2020 às 11:01

Duas parceiras do Novo Normal estão entre as empresas que colecionaram boas histórias durante a pandemia porque, se já tinham na tecnologia uma mola propulsora, compreenderam o protagonismo ainda maior dela no cenário que se criava. Passado o susto inicial com o que se desenhava, a Server Softwares para Varejo e o Grupo Protefort conseguiram rapidamente se ajustar e experimentaram cases e resultados surpreendentes.

No caso da Protefort, que inclui a Central de Alarmes, o ritmo foi intenso. Em questão de dias, relembra o gerente Comercial e de Marketing, Emir Pinho, inúmeras empresas tiveram que fechar suas unidades. ''Com isso, foi necessário ampliar e reforçar os processos e sistemas de segurança patrimonial. Implantamos novos procedimentos e soluções. E a tecnologia foi fundamental'', destaca, citando o uso de aplicativos e de equipamentos de alta tecnologia, além de outras soluções inteligentes, para suprir de forma imediata as demandas. Além disso, diz ele, o distanciamento social e a instauração das bandeiras impuseram o recolhimento a residências e condomínios. ''Mais uma vez o setor de segurança privada foi fundamental para prover a prevenção e a proteção que as situações exigiam, dando condições para que, em home office, muitas atividades fossem mantidas.''

Para fazer frente às novas exigências, a empresa percebeu rapidamente a necessidade de aceleração dos processos de transformação digital, internamente e para os clientes. "Era preciso levar os benefícios do monitoramento, do controle de acesso, da biometria digital e facial, além de todo o conjunto de serviços humanos ativados imediatamente a partir da automação de segurança dos locais protegidos."

Aquilo que antes era essencialmente feito de forma presencial, passou a ser executado e controlado remotamente, por aplicativos nos smartphones dos clientes ou pela Central de Operações e de Portaria Remota. "Desenvolvemos cases até para locais que apresentavam maior circulação, como bancos e hospitais, implantando soluções de controle de acesso inteligente, que de forma autônoma verifica a temperatura da pessoa e se ela está usando máscara, passando a fazer a gestão da entrada e da circulação conforme as regras."

Como aderir

Sua marca ainda pode aderir ao projeto Novo Normal, se tornando parceira comercial da iniciativa.

Interessados nos detalhes do plano de patrocínio podem enviar e-mail para gruposinos360@gruposinos.com.br ou whats para

3553-2010.

O quem vem por aí...

Para Marcos, as adaptações feitas durante a pandemia criaram um novo cenário e ele continuará sendo explorado pelos varejistas daqui pra frente dentro do contexto do novo normal que está se estabelecendo na sociedade.

PROTEFORT

Com o avanço da pandemia, destaca Emir Pinho (foto), o Grupo Protefort e a Central de Alarmes reforçaram a parceria e apoio aos cerca de dois mil clientes, além de aumentar essa carteira de forma consistente. ''Prevemos que, de certa forma, essa será a regra no novo normal, instrumentalizando o que há de mais eficiente em soluções integradas de segurança, envolvendo profissionais bem treinados com os mais avançados sistemas tecnológicos de proteção e gestão de segurança.''

Novas ferramentas em tempo recorde

Com foco no atendimento a varejistas de calçados, confecções e acessórios, a Server Softwares para Varejo percebeu que o maior medo de seus clientes era não conseguir vender em um cenário de distanciamento social. Foi aí que a tecnologia, matéria-prima da empresa, fez toda a diferença. Ferramentas já em uso anteriormente se tornaram ainda mais relevantes diante da atual situação. Mas era preciso muito mais. "A equipe arregaçou as mangas, parte dela passou a se dedicar ao desenvolvimento de novas tecnologias e os rápidos resultados foram imediatamente disponibilizados aos parceiros", conta o diretor Comercial, Marcos Zanelatto.

Com a aceleração dos processos, destaca o executivo, lojistas passaram a usar ferramentas criadas em tempo recorde pela Server, como o catálogo virtual de produtos, venda por WhatsApp com links de pagamento seguro e um canal de venda consignada. Neste contexto de mudança em ritmo frenético, outra série de providências foi tomada para dar suporte adequado a clientes que, antes, faziam pouco uso da tecnologia e que viram nela a solução para seus problemas.

SERVER

A própria empresa, como destaca Marcos Zanelatto, experimentou mudanças em sua rotina por causa da pandemia. Parte da equipe migrou para home office , mas com tranquilidade, já que logo no começo da pandemia a empresa comunicou ao quadro funcional que não haveria cortes, nem redução de jornada e muito menos de salário. Os resultados, meses depois, impressionam, com crescimento, aumento da equipe e, para completar, incremento de 18% no número de clientes.

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