As regras para a declaração do Imposto de Renda (IR) neste ano, referente ao ano de 2021, foram divulgadas pela Receita Federal nesta quinta-feira (24). O documento poderá ser apresentado a partir das 8 horas do dia 7 de março até as 23h59 do dia 29 de abril. O governo estima receber 34,1 milhões de declarações este ano - mesmo número do ano passado.
O cronograma dos lotes de restituição para este ano ficou estabelecido em 31 de maio, 30 de junho, 29 de agosto, 31 de agosto e 30 de setembro.
Quem tiver imposto a pagar na declaração poderá dividir o valor em oito parcelas, nenhuma inferior a R$ 50. Se o valor a pagar for inferior a R$ 100, ele deverá ser quitado em uma única cota. O pagamento poderá ser feito via Pix, bem como o cidadão também poderá receber a restituição por meio de pagamento eletrônico instantâneo.
Como fazer
De acordo com as informações divulgadas nesta quinta-feira pela Receita, o contribuinte poderá fazer o download do software necessário para a entrega da declaração a partir de 7 de março e será multiplataforma. Assim, por exemplo, será possível começar a declaração pelo celular, continuar no programa pelo computador e finalizar pelo e-Cac, sistema disponível no site da Receita.
Operadores em bolsa de valores, quem obteve ganho de capital na alienação de bens e isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias, também estão obrigados a declarar.
Este ano, a Receita informou que aprimorou o programa necessário para efetuar a declaração, agrupando alguns códigos e facilitando os campos para preenchimento das informações, principalmente bens e direitos. O órgão informou ainda que agora os dados dos dependentes também serão exigidos.