Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Serviço

Trens acoplados estão de volta

Formato retorna hoje, com duas composições contendo oito carros, nos horários de pico da manhã

Por Priscila Carvalho
Última atualização: 02.12.2019 às 11:16

A fim de ampliar a oferta de trens e melhorar o atendimento aos usuários num dos períodos em que o serviço é mais utilizado, a Trensurb retoma, nesta segunda-feira (2), um formato de viagens que era utilizado até meados de 2016: a operação com trens acoplados. Por ela, no horário de pico da manhã, das 6h54 às 8h19, haverá a circulação de duas composições de oito carros - cada uma formada por dois trens, do modelo antigo, série 100, acoplados. Com isso, 26 trens serão utilizados, simultaneamente.

As duas composições de oito carros circularão pela Linha 1 da Trensurb. Três viagens partirão da Estação Sapucaia em direção à Estação Mercado, atendendo ao trecho e sentido mais movimentados do sistema; nesse período, também haverá uma viagem com trens acoplados no sentido inverso, da Estação Mercado até a Estação Sapucaia.

O gerente de operações da Trensurb, Carlos André Costa da Silva explica que todos os trens utilizados pela empresa, vem preparados para a possibilidade de serem acoplados. "Podemos acoplar até três unidades, mas as nossas plataformas só comportam a extensão de duas", justifica.

Mais energia

Silva esclarece que a mudança deve se tornar permanente, exceto durante a chamada grade de verão da empresa, entre o fim de dezembro e o início de março, quando a demanda é menor.

O retorno da operação com trens acoplados foi possível por conta da reconstrução da subestação de energia em Sapucaia do Sul, que sofreu um incêndio em abril de 2016. "Houve a recuperação dela e ajustes para que fosse inserida em todo o sistema. Com a modernização, a gente pode contar com ela para colocar os trens acoplados", disse o gerente.

13% é o percentual da capacidade que deve ser ampliada com a operação Conforme a Trensurb, com a retomada da operação, a capacidade será ampliada no trecho Sapucaia - Mercado, em sentido a Porto Alegre: de 16.200 para 18.360 passageiros por hora, por sent

Conforme a Trensurb, com a retomada da operação, a capacidade será ampliada no trecho Sapucaia - Mercado, em sentido a Porto Alegre: de 16.200 para 18.360 passageiros por hora, por sentido. O diretor-presidente da Trensurb, David Borille, enfatizou que a operação amplia a oferta de lugares "em um mesmo espaço de tempo, gerando mais conforto para os usuários".

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.