A denúncia contra o festival ganhou destaque nacional após divulgação de vídeo nas redes sociais feito por um policial civil da Capital. O evento chamado "Gig Rio Bronx 2020" será realizado em 18 de janeiro, às 19 horas, no Bar Caverna do Dragão, no bairro Olaria. Participam "Oi!diados", "Braineaters", "Desprezo Skinhead" e "Visagge". O DC ouviu o organizador do festival com exclusividade que se disse "cristão" e "anti-nazista" e reafirmou a intenção de manter o show ainda que possa trocar o local "para não prejudicar o dono do bar".
Em diversas mensagens enviadas à redação do DC nos últimos dias, músicos da cidade fazem severos apontamentos aos músicos que tocarão no evento, enviando fotos que comprovariam a divulgação de símbolos nazistas em outros shows. Também criticam a realização do evento e pontuam que duas bandas chegaram a desistir do set list do Rio Bronx após tomarem conhecimento do suposto teor de ódio contra minorias. Leia a íntegra do documento abaixo:
"CARTA ABERTA CONTRA O FASCISMO
O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas é o órgão que, no âmbito da cultura do Município, institucionaliza a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil, ligados à cultura. Nele encontram-se representadas a diversidade artística e cultural do Município de Canoas a partir dos Colegiados Setoriais, e é a partir dessa heterogeneidade dialógica que os debates em prol da cultura são estabelecidos, pautados nos anseios de centenas de produtores, artistas e agentes culturais, interessados em promover um diálogo democrático de forma altruísta e livre.
Ao Conselho cabe a promoção de uma comunicação pautada na pluralidade e na não violência. Logo, diante da natureza deste fórum, repudiamos os recentes acontecimentos que obscurecem a sociedade com manifestações de revanchismo, despóticas, racistas e/ou que simpatizam com movimentos fascistas ou neonazistas.
Estas manifestações, de caráter totalitário, são a expressão do que há de mais vil, ignorante e cruel em nossa sociedade. São demonstrações de ódio e preconceito de caráter tirânico, ou seja, são manifestações antidemocráticas e, portanto, se opõe ao esteio que alicerça o Conselho de Políticas Culturais de Canoas.
Este Conselho não se omitirá na luta contra os protofascistas e o neonazistas. Diante dos movimentos de ódio, o Conselho Municipal de Políticas Culturais se colocará como combatente, denunciando para as autoridades, agindo a favor da diversidade, da igualdade e da democracia.
Canoas, 3 de janeiro de 2020.
Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas"