O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Rafael Souza, afirmou que o contrato renovado também na cidade é uma grande conquista. "Ter um escritório da Junta Comercial em São Leopoldo traz benefícios ao setor empresarial, porque evita que os empresários, contadores e todos que estão abrindo uma empresa busquem as representações de outras cidades ou até mesmo Porto Alegre."
Notícia esperada
A coordenadora do Núcleo dos Contabilistas da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (Acist), Mariana Cardoso, comemora a qualificação. "Estes profissionais serão remunerados também por desempenho, o que os incentivará a se qualificarem e analisar os processos de forma mais ágil. E agora, com esta profissionalização, que reduzirá o tempo das análises, será excelente para o setor produtivo", complementou Mariana.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), Paulo Matielo, enxerga a movimentação como uma espécie de garantia a pessoas que busquem os investimentos. "É um grande incentivo e, na realidade, um selo de confiança e conformidade com boas práticas de governança empresarial. Um avanço na desburocratização de um sistema de controle."
A permanência do serviço é vista como um suporte importante aos empreendedores e até mesmo futuros investidores que busquem informações para tal. "Evidentemente que se faz necessário um processo de auditoria e de manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pelos empreendedores. Sem dúvida um grande passo para que as empresas tenham visibilidade, confiança e agilidade nas suas operações e consequentemente, redução dos custos dos projetos executados. É uma conquista para Esteio e para todos os empreendedores."
A Junta Comercial disponibiliza treinamento e capacitação aos servidores que irão desempenhar as atividades em estruturas próprias dos municípios. Os serviços estão nos 41 municípios do Estado.
São eles: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Camaquã, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Esteio, Farroupilha, Frederico Westphalen, Guaporé, Horizontina, Ijuí, Júlio de Castilhos, Lagoa Vermelha, Lajeado, Nova Prata, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, São Sepé, Soledade, Tapes, Torres, Uruguaiana e Vacaria.
Leonardo Pascoal, prefeito de Esteio, diz que o município já conta com o serviço desde 2017, tendo agora uma espécie de "prorrogação". O serviço funciona na prefeitura das 12h30 às 18 horas.