Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Saúde em alerta

Coronavírus em Campo Bom | Médico dá dicas de como se proteger

Primeiro caso no RS foi confirmado na manhã desta terça-feira

Última atualização: 10.03.2020 às 16:56

Após diversas suspeitas no Estado, o primeiro caso do novo coronavírus no Rio Grande do Sul se confirmou na manhã desta terça-feira (10) em Campo Bom. Em coletiva de imprensa hoje, o governador Eduardo Leite reiterou a necessidade das medidas de prevenção. Com o objetivo de orientar a comunidade, o médico hematologista da Unimed Vale do Sinos, Natalício Kern Filho, traz dicas para os moradores sobre como agir para evitar a infecção pelo vírus.

Em cidades onde os casos do novo vírus forem confirmados, a orientação do Ministério da Saúde é para que sejam testados todos os pacientes que derem entrada em unidades de saúde (postos de saúde, UPA, hospitais) com quadro gripal leve ou grave – que estão internados – independentemente do histórico de viagem ao exterior. A medida vale para amostras com resultado negativo para outros vírus gripais.

Kern explica que os casos leves ficarão em observação em domicílio, os casos severos e moderados devem ficar internados até que a sorologia para coronavírus fique pronta.

A partir disso, por meio da coleta da secreção nasal, haverá uma otimização da sorologia suspeita. As determinações, segundo o médico, são idênticas às da H1N1.

Cuidados

Evitar aglomerações, cumprimentos e, principalmente, em situações suspeitas. Tratamento clínico e domiciliar nos casos de dor no corpo e febre; casos severos devem ficar isolados sob orientação para tratamento intensivo pelo risco de ventilação mecânica. Usar álcool gel também é recomendado, respeitando o período de incubação, que é de 14 dias. "Portanto, quem esteve em Dongguan ou em qualquer local do território chinês nas últimas duas semanas, devem ficar sob proteção", ponderou Kern. 

Quanto à máscara que realmente protege, para o médico, o modelo mais recomendado é a N95, também conhecida como bico de pato. Esse tipo possui um filtro especial que impede a passagem de micro-organismos tão pequenos quanto os vírus. Ela está disponível em farmácias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.