Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Região

Adiada a divulgação de contemplados com vagas na Educação Infantil de Esteio

Ainda não há previsão de nova data para publicação da relação, uma vez que as atividades escolares estão suspensas por tempo indeterminado no município

Última atualização: 29.03.2020 às 08:52

593 solicitações de vagas para crianças de zero a três anos foram feitas ente janeiro e fevereiro Foto: Adriano Rosa da Rocha/Divulgação
A divulgação da lista de contemplados com vagas em Berçário e Maternal na rede municipal de ensino de Esteio, que estava prevista para a última sexta-feira (27), foi adiada. Não há previsão, ainda, de nova data para publicação da relação, uma vez que as atividades escolares estão suspensas por tempo indeterminado no município como forma de prevenção e combate ao novo coronavírus. Durante o período de inscrições, realizado entre janeiro e fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) registrou 593 solicitações de vagas para crianças de zero a três anos.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Conforme a SME, os pedidos foram analisados e a avaliação foi concluída, seguindo o disposto no Decreto Municipal 4095/2009, com exceção das situações que demandavam visitas domiciliares para confirmação de dados, como moradia, condição social e composição familiar. A previsão é que, assim que as aulas forem retomadas, a secretaria possa divulgar os nomes de contemplados, suplentes e pendentes, bem como as demais orientações sobre prazos e procedimentos para matrículas, que estavam previstas para iniciar em 3 de abril, mas também terão nova data.

As inscrições para Berçário e Maternal na rede pública são abertas, conforme legislação municipal, duas vezes ao ano, em fevereiro e em agosto. A seleção dos candidatos às vagas é realizada por comissão composta pela Secretaria Municipal de Educação, com representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores. Ela tem a função de analisar as fichas de inscrição e a documentação apresentada a fim de selecionar os contemplados a vaga, seguindo o disposto no Decreto Municipal 4095/2009. As crianças selecionadas serão direcionadas para escolas próximas do endereço residencial. Elas poderão ser atendidas em escolas municipais de Educação Infantil (EMEI) ou em instituições particulares, conveniadas e ou contratadas que participem do programa de aquisição de vagas na rede de Educação Infantil.

 Conforme os dados da SME, Esteio terminou 2019 com 3.676 crianças matriculadas na Educação Infantil. O ano ficou marcado, também, pela expansão da rede municipal pública de ensino com a abertura, em maio, da EMEI Denise Bortolini, no Bairro Olímpica. A expansão tem sequência em 2020 também, com a inauguração em fevereiro, no início do ano letivo, da EMEI Florescer, no Parque Primavera, para atender crianças de quatro e cinco anos de idade. Além disso, a EMEI Parque do Sabiá está em construção dentro do loteamento de mesmo nome, no Bairro Três Marias, e oferecerá turmas de Berçário 2, Maternal 1 e 2 e Jardim 1 e 2.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.