Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Com cuidados

Movimentação intensifica em Canela após decreto ser flexibilizado na cidade

Parte das indústrias, incluindo a construção civil, retomou as atividades nesta segunda-feira; lotérica registra filas

Por Letícia de Lima e Laura Gallas
Publicado em: 30.03.2020 às 14:51 Última atualização: 30.03.2020 às 16:01

Com a recomendação de manter distância entre as pessoas e limite de pessoas dentro do estabelecimentos, intensas filas se formaram em frente à Lotérica Trevo da Sorte, em Canela Foto: Letícia de Lima/GES-Especial
Com a alteração do Decreto Municipal nº 8.708, que prevê medidas de flexibilização de algumas atividades econômicas, Canela retornou nesta segunda-feira (30) com alguns serviços, como indústrias e a construção civil. Com isso, já é possível identificar uma movimentação mais intensa de carros e pedestres no município, comparando com a semana anterior. O decreto do Governo do Estado, impondo novas determinações a atividades religiosas e lotéricas, também contribuiu para o crescimento do movimento. No período da manhã e no início da tarde, filas se formaram na Caixa Econômica Federal e agência lotérica.

Conforme as novas regras impostas pelo prefeito Constantino Orsolin, estão permitidas as atividades industriais em geral, inclusive as da construção civil. Segundo Giovani Ghisleni, diretor da Construtora PRG, o trabalho nas obras em Canela foi paralisado antes mesmo do decreto municipal, devido à preocupação da empresa com a saúde pública. "Havíamos estimado o retorno somente após o dia 14 de abril, por isto, as empresas parceiras acabaram dando férias coletivas para suas equipes. Faremos um retorno gradativo, assim que nossas equipes retornarem das férias", aponta o empresário.

Na fábrica de móveis Mister Wood, situada no Distrito Industrial, a empresa informa que, após o recente decreto, ligou para cada colaborador perguntando sobre o estado de saúde de cada um e de seus familiares. "Com base nessas informações perguntamos se estariam dispostos a voltar ao trabalho sem ônus nenhum caso se posicionassem contra o retorno. Hoje a fábrica está em funcionamento com equipe reduzida, com orientações impressas e todos os cuidados de higiene e prevenção implantadas e em pleno funcionamento. Nenhum serviço externo como montagem de móveis está ativo no momento. A empresa está ciente de que novas orientações podem surgir e irá acatar a todas orientações vindas do município", informa a fábrica por meio de assessoria de imprensa.

Filas se formaram na unidade da Caixa em Canela e também na Lotérica Trevo da Sorte. Ambos os estabelecimentos estão situados na principal via de Canela, a Rua Felisberto Soares. "Em primeiro lugar é preciso preservar as vidas, mas temos que ver que não dá pra parar tudo. No caso da lotérica, muita gente não tem acesso ao pagamento das contas via internet, e os boletos não param de chegar, então foi importante podermos abrir agora e atender o público com os cuidados recomendados", explica Eloi Castilho, proprietário da lotérica que ficou fechada por dez dias. 

Além de adotar um horário especial, das 8h30 às 17h30, o local solicita aos clientes a distância entre as pessoas. Dentro da agência, adesivos foram colados ao chão para sinalizar aos clientes onde devem se posicionar. O estabelecimento também está limitando a entrada de pessoas, o que acaba gerando as filas.

Demais atividades

Nesta terça-feira (31) serão liberadas as atividades dos profissionais autônomos, liberais e prestadores de serviço em Canela. Na quarta-feira(1º) será a vez das atividades de comércio em geral serem retomadas.

De acordo com o secretário municipal de Governança, Luciano Melo, a fiscalização dos estabelecimentos neste retorno serão intensificadas, já que o decreto prevê que a prática das atividades deverá adotar cuidados pessoais como lavagem das mãos, da utilização de álcool em gel, além da manutenção da limpeza dos instrumentos e locais de trabalho.

Também está determinado que os estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços adotem sistemas de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas com o objetivo de reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores. O descumprimento das medidas podem acarretar em cassação do alvará.

Atrativos turísticos fechados

Para os estabelecimentos turísticos – hotéis, pousadas, parques, museus, entre outros, segue valendo a data de 4 abril para a retomada das atividades. “Estamos em contato diário com o trade avaliando a situação”, afirma o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.