Publicidade
Notícias | Região Tempo

Chuva volumosa faz nível do Rio dos Sinos subir

De acordo com a régua do Semae, nível do rio chegou a 1,9m no ponto de captação na manhã desta sexta-feira (22)

Por Juliane Kerschner
Última atualização: 22.05.2020 às 20:22

Nível do Rio do Sinos na manhã desta sexta-feira (22), quando atingiu 1,90 na régua de captação do SemaeA chuva forte e constante registrada durante a madrugada desta sexta-feira (22) fez o nível do Rio dos Sinos subir consideravelmente. De acordo com o Semae, depois de cinco meses e meio, o Rio do Sinos atingiu nesta manhã a marca de 1,9m no ponto de captação da Elevatória de Água Bruta (EAB) do Semae, nível que havia sido registrado pela última vez no dia 8 de dezembro, ainda na Primavera, há 166 dias. Na quinta-feira (21), o nível estava em 1,40m na régua de captação.


E de acordo com a Metsul Meteorologia a chuva deve continuar no sábado (23). “Durante o sábado pode chover a qualquer momento do dia, podendo ocorrer chuva forte. No domingo existe a possibilidade de chuva entre a madrugada e a manhã. Ainda pode chover mais uns 70 a 100 mm na região, não é uma previsão estática, pode mudar. Mas a notícia positiva, é que nos meses de junho e julho, a previsão é que a chuva esteja dentro da normalidade, mais frequente e volumosa”, conta a meteorologista da Metsul, Estael Sias.


Conforme o diretor-geral da autarquia, Anderson Etter, a chuva que chegou ao Estado ontem é muito importante para o manancial. "Na medida certa, toda chuva é bem-vinda. A estiagem que enfrentamos não tem precedentes no Estado. Passamos por um verão praticamente sem precipitações. Vale salientar que, apesar disso, o abastecimento em nosso município não foi afetado", destacou.

Defesa Civil registra aumento de 48 centímetros no nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo

Nível do Rio do Sinos na manhã desta sexta-feira (22), quando atingiu 1,90 na régua de captação do SemaeA Defesa Civil de São Leopoldo, informou que após os 56 milímetros de chuva registrado nas últimas 24 horas em São Leopoldo, o nível do Rio dos Sinos que estava em sua régua de medição em 0,72m na quinta-feira (21), chegou a 1,20m na manhã desta sexta-feira.


“Em maio tivemos a chuva acima da média histórica, diferente de março quando tivemos apenas 7% da média história. Até o momento choveu 125 milímetros e a média histórica do mês é de 106, o que já é positivo e colabora para a recuperação do Rio dos Sinos após uma forte estiagem. Embora, eu ache que ainda não seja o suficiente para resolver a estiagem no Estado, esses índices podem mitigar a condição de baixa disponibilidade hídrica em algumas cidades”, afirma o coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo.

Previsão para semana

Segundo a Metsul, o sábado será de chuva, com sensação térmica baixa ao longo dia, temperatura de 15 a 19 graus e com a possibilidade de chuva forte. “No domingo, haverá nuvens e possibilidade de chuva durante a manhã, porém com a possibilidade de sol a tarde e temperaturas de 11 a 17 graus. E segunda teremos sol e nuvens e mínima de 9 e máxima de 20”, detalha Estael.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.