Publicidade

Consumidores e empresários podem contribuir para fomento à economia

Além de fortalecer o comércio local e colaborar na superação da crise instaurada pela Covid-19, clientes também são importantes protagonistas na conscientização à pandemia Reportagem: Susi Mello

Empresários socialmente responsáveis, estabelecimentos e profissionais parceiros e cidadão consumidor podem se unir para girar a economia mantendo todos os cuidados com a saúde. Essa é a linha que segue o Movimento Positivo, o de movimentar a economia, mas sem esquecer medidas de prevenção à Covid-19.

A iniciativa foi a temática principal do programa Ponto e Contraponto, da Rádio ABC 103.3, na sexta-feira (31). Apresentado pelos jornalistas João Carlos Ávila e Cláudio Brito, diretores das empresas patrocinadoras abordaram como fizeram para se reinventar e qual a importância dessa ação para fortalecer a economia em um momento que o mundo vivencia a pandemia.

A gerente geral do jornal Exclusivo e revistas Like e Lançamentos, Larissa Schneider, salienta que uma série de ações estão previstas e a ideia é que se construam mais de forma conjunta. "Por isso que é um movimento e não uma campanha. A ideia é que se possa construir, com a população, comércio, empresários, boas práticas de como se reinventar neste período. Soluções que uma determinada empresa colocou em prática, queremos compartilhar para outras se inspirarem", declarou.

Para disseminar a iniciativa há o Bom Exemplo, iniciativa do Grupo Sinos, cuja proposta é divulgar e incentivar boas práticas para a comunidade. "O Movimento Positivo veio se juntar para reforçar ainda mais as ações que estão sendo divulgadas há um ano mensalmente com o Bom Exemplo", declara Adriana Schemes Gusmão, coordenadora editorial do Bom Exemplo.

Bandeira laranja em Ivoti: comércio não essencial, como o de Leticia, pode reabrir as portas e já recebe clientes Foto: Bianca Dilly/GES-Especial

Movimento Positivo

Realização:

Grupo Sinos e Bom Exemplo

Iniciativa:

H.Maria Joias Contemporâneas


Patrocínio Master:

- Dale Carnegie

- Sicredi Pioneira RS

- Supply RS

- Icatu Seguros

- Rio Grande Seguros e Previdência

Como agir

1 - dar preferência a estabelecimentos menores e da sua comunidade próxima;

2 - optar por locais de atendimento que estejam cumprindo o protocolo de cuidados e prevenção;

3 - divulgar os profissionais que lhe atendem, os estabelecimentos de serviço e comércio que frequenta utilizando a hashtag #somosmovimentopositivo;

4 - demonstrar apoio repostando conteúdos do Instagram @somosmovimentopositivo em suas redes sociais;

5 - ser um influenciador de boas práticas;

6 - munir-se de informações confiáveis e ter uma postura otimista e positiva;

7 - participar ativamente das ações propostas pelo Movimento;

8 - Faça a adesão ao Movimento pelo www.gruposinos.com.br/movimentopositivo e cadastre seu estabelecimento.

 

Momento de se reinventar

A diretora da H.Maria Joias Contemporâneas e mentora do Movimento Positivo, Faby Hoff, salienta que esse é momento de se reinventar. "Precisamos juntar, conversar, trocar ideias", frisa. Ela salienta que a ideia é justamente ter visão positiva do momento, trocando ideias com os empresários, buscando soluções para esse momento. Ela exemplifica que a H.Maria, uma empresa de venda direta de joias, criou um produto de higienização para a consultora e consumidora. "Porque não dividirmos essa ideia para estabelecimentos menores?", indaga.

Procurar pelas oportunidades

O diretor da Dale Carnegie Treinamentos em Novo Hamburgo, Fábio Iudes, diz que a empresa decidiu participar do Movimento por conta de mudança de mentalidade. "O nosso trabalho é treinar. É estar ao lado das pessoas que vão se reinventar", frisa. Ele explicou que a Dale Carnegie tem agora produtos que existiam de forma on-line somente nos Estados Unidos. "Tivemos que entregar o treinamento on-line com tanta precisão e eficácia como os presenciais." Para ele é preciso racionalizar, entregar o melhor e enxergar oportunidades que o mercado pode dar.

Ajudando as pessoas a pescar

A Supplyrs é uma empresa que começou no segmento de ecobags para sapatos e bolsas, mas passou a atender segmentos de alimentos, varejistas e de saúde. O diretor Evandro Valdir Correa Soares comentou que com a pandemia teve que buscar alternativas. "Fui com a intenção de pensar em algo diferente, desenvolvendo a marca Supplay Mask para doar. Começamos a doar e vimos que não era só isto, e sim ensinar a pescar. Nos juntamos ao Movimento para falar onde cuidar, como fazer com que as pessoas pensem, quais as capacidades de cada empresa", salienta.

Colaboração para superar a crise

Cooperativa de destaque no cenário nacional, a Sicredi Pioneira RS também participa do Movimento Positivo. O diretor-executivo, Solon Stapassola Stahl, falou sobre a importância de adesão à campanha para estimular o comércio local, fazendo com que o dinheiro fique na cidade, e salientou que acredita em palavras de ordem. A primeira é colaboração. "Juntos, saímos mais fácil e rápido deste processo", comenta. E a outra palavra de ordem é inovação. "Estamos em crise histórica, inédita, onde os remédios de crises anteriores não vão funcionar", salienta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Campo sustentável
premium

Bioinsumos: o incentivo ecológico de que o campo precisa

Rio Grande do Sul
Justa homenagem

Dia 25 de julho também é data em homenagem a mulheres negras

Região
Imigração alemã
premium

Tradição é preservada nas casas enxaimel existentes na região

Região
Chuvas torrenciais
premium

Investimentos na região ajudam a reduzir os impacto das enchentes

Região