Publicidade
Notícias | Região Prevenção ao coronavírus

Alunos da Unisinos produzem álcool em gel para doar a comunidades carentes

Em média são produzidos 70 litros por semana a partir de insumos doados por fornecedores cadastrados da Farmácia Escola

Por Alecs Dall'Olmo
Publicado em: 07.08.2020 às 03:00 Última atualização: 07.08.2020 às 08:12

Rodrigo, Vitória, Grasiele e Ana, do curso de Farmácia da Unisinos, estão entre os envolvidos no projeto de laboratório de produção do álcool-gel 70% para ajudar contra o avanço da pandemia Foto: Diego da Rosa/;GES/Diego da Rosa/GES
Desde 2009, quando a gripe H1N1 colocou todos em alerta, o álcool gel entrou em evidência como fundamental na higienização. A Covid-19, desde março deste ano, com a pandemia, recolocou em foco a importância de usá-lo, especialmente quando não é possível lavar as mãos com água e sabão. E a boa nova envolvendo a substância vem da Unisinos.

"Estamos produzindo, em média, 70 litros por semana. Como é necessário haver distanciamento dentro do laboratório, estamos trabalhando somente com os alunos do curso de Farmácia, vinculados à atividade acadêmica de Estágio 3 - Farmácia Magistral. Não podemos colocar muitas pessoas trabalhando ao mesmo tempo, por medida de biossegurança", explica a coordenadora do curso de Farmácia, Ana Rita Breier.

Doação

Ela destaca que o curso, em parceria com a Agafarma, pediu a doação de insumos aos fornecedores cadastrados da Farmácia Escola, como álcool líquido, carbopol e embalagens, para iniciar o processo. "A produção ocorre nos laboratórios da Farmácia Escola da Unisinos e conta com equipe formada pelas farmacêuticas da Agafarma Adriana Marcon e Marili Gomes; com os alunos Rodrigo de Souza Binotto e Graziele Griebler; e com professora do curso de Farmácia, Vitória Mottin", conta Ana.

"O álcool em gel produzido nesta ação estratégica destina-se a doação, como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus." A produção do álcool em gel iniciou em julho e as primeiras unidades foram entregues em locais, como na comunidade caingangue Por Fi Ga. "Novas entregas serão realizadas em comunidades carentes de São Leopoldo", completa.

Proteção

O álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies e objetos, e antisséptico de pele. Para esse propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular e a consequente destruição do microrganismo.

Importância de ações estratégicas contra a Covid-19

"O contexto atual em que vivemos, de emergência sanitária do novo coronavírus, exige ações estratégicas que busquem minimizar o impacto da pandemia na vida das pessoas. Até o momento, não há nenhum medicamento, alimento ou vitamina capaz de combater o vírus, nem tampouco vacina aprovada. As estratégias de prevenção do contágio através da higiene das mãos, uso de álcool em gel e máscaras faciais, além das medidas de distanciamento social, são fundamentais para contermos o avanço da doença", diz Ana, destacando ações de educação em saúde como essenciais.

Medidas de prevenção

"Sabemos que muitas pessoas têm dificuldade de acesso às medidas de prevenção, como o álcool em gel. Nesse sentido, ações que visem a distribuição do produto colaboram de forma importante para minimizar o contágio", avalia Ana, salientando que a Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.