Publicidade
Notícias | Região Cultura

Dados históricos e curiosidades do carnaval de Taquara serão mostrados em live

Resultado das pesquisas será mostrado na fanpage do projeto "Origens do Carnaval de Taquara", neste sábado, às 18 horas

Publicado em: 14.08.2020 às 12:14 Última atualização: 14.08.2020 às 12:14

Neste sábado (15), uma live apresentará dados históricos e curiosidades dos últimos 80 anos da trajetória do carnaval de Taquara. A apresentação do resultado de dez meses de pesquisas fotográficas e outros seis de pesquisas orais do "Origens do Carnaval de Taquara" será às 18 horas pela fanpage do projeto Origens do Carnaval.

A coleta de dados partiu de registros realizado por Edianie Azevedo Bardoni após conversas em família onde buscou reunir informações sobre o salão de sua avó, o Flor do Sul, mais conhecido como Salão da Dona Palmira. O material busca enteder os motivos pelos quais essa festividade de folclore cultural, que foi capaz de movimentar setores importantes como a economia, turismo e desenvolvimento social da cidade, está quase extinta.

O lançamento da pesquisa contará com os pesquisadores Júlio Bartzen, Jéssica Ramos e Edianie Azevedo Bardoni, a coordenadora do curso de História da Faccat, Andrea Helena Petry Rahmeier, os produtores Vanessa e Maurício Sanches. Além disso, também participa o carnavalesco Cristiano Oliveira, e o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto.

Além de dados históricos, a live vai apresentar curiosidades do trabalho de pesquisa, como a descoberta que o avô materno do proponente do projeto, o carnavalesco Zé Lopes, foi presidente do primeiro clube racial para afrodescendentes de Taquara, o Salão dos Morenos. Ou ainda relatos, como o de uma costureira, que fazia fantasias de luxo para os blocos do Clube Comercial, que viu uma cliente vender o carro para custear a fantasia daquele ano; e a confecção de fantasias que pesavam mais de 30 quilos, em função das pedrarias bordadas e aplicadas.

O projeto ocorre por conta do edital Folclore/2018 do FAC – Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, apoio do Coletivo Pró-Cidadania, FACCAT e Assesso Contabilidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.