Publicidade
Notícias | Região Boa notícia

Ritmo do desemprego cai e há vagas abertas na região

Distância entre contratações e demissões diminuiu e Sine já apresenta números melhores que 2019. Novas empresas também trazem esperança

Por Ermilo Drews
Publicado em: 14.08.2020 às 07:00 Última atualização: 14.08.2020 às 10:44

Obras para instalação de call center que deve gerar 4,5 mil vagas de emprego já começaram Foto: Inézio Machado/GES
Desde março, mês que começou a pandemia, mais trabalhadores têm sido demitidos do que contratados. A realidade é comum na região e no País. Por aqui, o ápice desta diferença ocorreu em abril, quando mais de 20 mil vagas deixaram de existir. O ritmo seguiu com números ruins, culminando com saldo negativo superior a 29 mil vagas no primeiro semestre. A boa notícia é que gradativamente vem reduzindo a distância entre admissões e demissões. Em junho, o saldo ficou em -2.356, pouco mais de 10% do montante de abril.

Dados da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) sustentam a sinalização de que o pior parece ter passado em relação ao desemprego. No primeiro semestre, o encaminhamento de seguros-desempregos nas agências do Sine, mantidas pela FGTAS no Estado, cresceram cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas em julho, esta lógica se inverteu. "Tivemos queda de 19% do encaminhamento do seguro em relação a julho de 2019", informa o diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade. E além de estar havendo redução no ritmo do desemprego, Grade observa aumento na oferta de trabalho. "Em abril e maio, a média diária em todas as agências do Sine no Estado não passava de 600 vagas. De junho para cá, voltou a patamares anteriores à pandemia, na faixa de duas mil vagas", observa.

Na região, por exemplo, na última terça-feira as agências do Sine ofereciam 239 vagas. Com a flexibilização das medidas do Distanciamento Controlado, a tendência é que a oferta aumente. "Até o final do ano, acredito que possamos voltar à média de 2,5 mil vagas diárias.", projeta Grade.

Novos empreendimentos sinalizam com mais vagas

Outro sinal de esperança são os recentes anúncios de expansão de empreendimentos que vão precisar de mão de obra na região. Nesta semana, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, informou que a ampliação e abertura de novas empresas deve gerar 350 vagas. Em Novo Hamburgo, o call center do Santander deve começar a funcionar em setembro, contratando um total de 4,5 mil trabalhadores no auge das operações. Além disso, no começo do mês a prefeita Fátima Daudt anunciou a instalação da Stardream Fábrica de Colchões, que se fixará em dois endereços na cidade, empregando mais 120 pessoas. Se confirmadas todas as contratações, Novo Hamburgo deve conseguir repor 75% das mais de 6 mil vagas fechadas no primeiro semestre por conta da pandemia.

A Agência Municipal de Emprego (AME-NH) está encaminhando trabalhadores com deficiências e recebendo currículos para vagas do call center do Santander. Os candidatos podem enviar o currículo pelo e-mail talentos@toquefale.com.br ou para ame.nh@novohamburgo.rs.gov.br. Para as vagas da empresa de colchões, a AME já encaminhou candidatos para as vagas de operador de máquina de laminação, montador de colchão, montador de móveis e artefatos de madeira, colchoeiro preparador e costureira em geral. A agência segue recebendo currículos para encaminhar à empresa. "Para evitar aglomerações, os candidatos podem enviar currículos para ame.nh@novohamburgo.rs.gov.br, informando a experiência na área desde ensino fundamental, médio completo ou superior", enfatiza o coordenador da AME, Nelson Dietrich Júnior. No começo da semana, a AME dispunha de 132 vagas em diversas funções.

Onde mais e onde menos foram fechadas vagas no primeiro semestre

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que cidades maiores, industrializadas e com setores de comércio e serviços fortes são as que apresentam maior diferença entre contratações e demissões no primeiro semestre do ano. As que apresentam pior saldo no período na região são: Novo Hamburgo (-6.188), Gramado (-3.068), Sapiranga (-2.544), Dois Irmãos (-1.892), São Leopoldo (-1.845), Três Coroas (-1.477), Campo Bom (-1.363), Igrejinha (-1.345) Estância Velha (-934) e Tramandaí (-931).

Já as menores cidades, focadas principalmente no setor primário, tiveram o melhor desempenho. São elas: São Vendelino (43), Tupandi (28), São Francisco de Paula (19), Presidente Lucena (4), Linha Nova (2), Araricá (-3), Bom Princípio (-3), Capela de Santana (-3), Brochier (-7) e Alto Feliz (-14).

Ofertas de trabalho nos Sines da região

Canela: serrador de madeira(2)

Capela de Santana: auxiliar de linha de produção(15), auxiliar de almoxarifado(1) Igrejinha: atendente de balcão(5), auxiliar contábil(1),auxiliar de limpeza(2), balconista de crediário(3),faxineiro(1), motorista de caminhão(1), repositor em supermercados(1)

Imbé: auxiliar de manutenção predial(1), corretor de imóveis(2), instalador de alarme(1), monitor de sistemas eletrônicos de segurança (1), motorista de caminhão(1), recepcionista/secretária (1), técnico de enfermagem (1)

Montenegro: analista administrativo(2), analista fiscal (economista)(1), auxiliar de contabilidade(1), auxiliar de linha de produção(4), carregador e descarregador de caminhões(5), encarregado de açougue(2), encarregado de hortifrutigranjeiros(2), encarregado de padaria(2), encarregado de supermercado(2), engenheiro civil (rodovias) (1), engenheiro mecânico (1), fiscal de caixa (3), gerente de supermercado (3), lubrificador de máquinas(1), motorista de caminhão(13), operador especializado de extrusora (1), pedreiro(3), servente de obras(11), trabalhador de pavimentação (rodovias)(8)

Novo Hamburgo: analista de marketing (1), analista de recursos (2), assistente de vendas (1), cabista (2), corretor de imóveis (2), costureiro na confecção em série (6), cozinheiro de restaurante (1), estofador de móveis (1), pedreiro (1), vendedor interno (1)

Osório: acabador de mármore e granito (2), assistente de contadoria fiscal (1), assistente de serviço de contabilidade (1), auxiliar de cozinha (1), caixa de loja (1), carpinteiro(1), consultor de vendas (2), cozinheiro de restaurante (1), empregado doméstico (1), farmacêutico (1), garçom(1), mecânico de manutenção de motocicletas(2), pedreiro(2), servente de obras(2), supervisor da indústria de bebidas (1)

Portão: técnico em segurança do trabalho(1)

Rolante: desenhista industrial gráfico (1)

Santo A. da Patrulha: analista de contas(1), armador de ferragens na construção civil(1), auxiliar de torneiro (1), carpinteiro(1), cuidador de pessoas idosas(1), empregado doméstico (1), encarregado de manutenção(1),enfermeiro (1), engenheiro de segurança do trabalho(1), farmacêutico(1), mecânico de manutenção de máquina industrial(1), pedreiro(1), técnico de enfermagem(1), técnico em segurança do trabalho(1)

São Leopoldo: açougueiro (1), ajudante de açougueiro (comércio)(2), ajudante de fundidor (15), auxiliar administrativo (1), auxiliar de cozinha (1), auxiliar de limpeza (1), auxiliar técnico de mecânica (3), cozinheiro geral (1), eletricista de instalações de veículos automotores (1), garçom (1), instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança (2), jardineiro (1), mecânico (1), montador de móveis de madeira (1), operador de central de concreto (1), padeiro (1), saladeiro (1), serralheiro (1), soldador (1), técnico de refrigeração (instalação) (1), técnico em eletromecânica (1), vendedor pracista (2)

Sapiranga: acabador de pedras(1), costureiro na confecção em série(8),
polidor de metais (1),serralheiro industrial(1),
torneiro cnc (1)

Taquara: cozinheiro hospitalar (1), faxineiro (1)

Tramandaí: ajudante de serralheiro (1), assistente de serviço de contabilidade (1), auxiliar de cozinha (1), avaliador de imóveis(1), comprador (1), confeiteiro (1), corretor de imóveis (2), estoquista (1), instalador de alarme(2), monitor externo de alarmes (1), nutricionista (1), oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (1), recepcionista de hotel(1), recepcionista/secretária (1), representante comercial autônomo (1), técnico agropecuário (1), técnico em meio ambiente, segurança e saúde (1), técnico em segurança do trabalho (1), vendedor interno (1), vendedor pracista (2)

Três Coroas: operador de negócios (1)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.