Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Em Esteio

Com a presença da ministra da Agricultura, Expointer realiza seu Desfile de Campeões

Ministra Tereza Cristina acompanhou a abertura oficial da 43ª edição da feira e o desfile dos animais premiados no evento

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 02.10.2020 às 14:54 Última atualização: 02.10.2020 às 17:34

Ministra Tereza Cristina e autoridades participaram da abertura e acompanharam o Desfile de Campeões da Expointer Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Uma das tradicionais atividades da Expointer, o Desfile de Campeões, que apresenta os animais premiados em cada raça participante da feira, aconteceu na manhã desta sexta-feira (2), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, junto à abertura oficial do evento.

A solenidade contou com as presenças da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, representando o presidente Jair Bolsonaro; do governador em exercício, o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior; do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; entre outras autoridades, representantes de entidades copromotoras da feira e convidados. 

"Eu vejo essa, como uma Expointer de sucesso. E que, certamente, trará diferentes inovações para as próximas Expointers que vocês comemorarão a partir da pandemia. Vamos dizer que é uma virada de página", disse a ministra Tereza Cristina aos presentes no evento, ressaltando a importância do agronegócio. 

Por meio de vídeo transmitido durante a abertura, o governador do Estado, Eduardo Leite, destacou que a edição deste ano da Expointer é muito especial. "Ela é marcada por duas características que são próprias do povo gaúcho: superação e reinvenção. A realização da feira, apesar de todas as dificuldades, materializa o empenho do governo e do agronegócio em superar uma das maiores crises sanitárias de todos os tempos."

O vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, lembrou que o agronegócio tem uma representatividade "suprema" para o nosso Estado, correspondendo a 40% do nosso PIB. "E a Expointer é o símbolo do agro do Rio Grande do Sul, é o cartão-postal do nosso Estado. Não tenho dúvida que esta Expointer ficará com o símbolo da superação, da resiliência, da renovação e do empreendedorismo. E meu desejo é para que em 2021 possamos estar aqui novamente diante de um grande público, celebrando negócios presenciais junto com os virtuais, tornando a nossa feira ainda maior", concluiu. 

Animais premiados na Expointer Digital 2020 participaram do Desfile de Campeões Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Desfile e apresentação com cavalarianos

Por conta da pandemia de coronavírus, a maior feira agropecuária da América Latina está sendo realizada em formato híbrido – com atividades presenciais e transmissões ao vivo na web –, e por isso, também conta com número menor de animais participando do evento. No total, 1.017, entre bovinos (100), ovinos (230) e equinos (687) de 18 raças foram inscritos para a feira. Hoje, os premiados nos julgamentos e representantes das suas raças participaram do Desfile, mostrando o melhor da genética animal da feira.

Salto com obstáculos foi um dos apresentados pelo Centro Hípico Regimento Osório na abertura da Expointer Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial
Antes do Desfile, a tropa do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), Regimento Osório, fez uma bela apresentação com seus cavalos, incluindo uma demonstração de salto com obstáculos, que encantou a todos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.