Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Atenção

Feriado da padroeira altera serviços em São Leopoldo e Sapucaia nesta terça

Dia também será de programação religiosa em honra a Nossa Senhora da Conceição nas duas cidades

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 08.12.2020 às 03:00 Última atualização: 08.12.2020 às 08:21

Celebrações vão marcar o Dia de Nossa Senhora da Conceição Foto: Diego da Rosa/;GES/Diego da Rosa/Arquivo GES
O dia de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta terça-feira (8), será de programação religiosa especial e de feriado em São Leopoldo e Sapucaia do Sul, cidades das quais a santa é a padroeira. Em São Leopoldo, como já é tradição, o comércio estará de portas abertas, pois a categoria troca e faz o feriado na segunda-feira de carnaval. Em Sapucaia, conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), também está permitida a abertura das lojas nesta terça-feira.

Nas prefeituras das duas cidade não haverá expediente hoje. Serviços essenciais como recolhimento de lixo, de segurança e de atendimento de urgências e emergências de saúde funcionarão normalmente.

Em São Leopoldo, UPA 24 horas e Centro de Saúde Feitoria terão atendimento normal. Já as Unidades Básicas de Saúde, Farmácia Municipal e Centro Médico Capilé não terão atendimento. Em Sapucaia do Sul, todas as Unidades Básicas de Saúde, Farmácia Municipal, Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, Clínica de Saúde da Mulher - Clisam, e Ambulatório de Infectologia estarão fechados, com exceção da UBS Natal, que seguirá aberta, das 8 às 17 horas, dando suporte ao atendimento da UPA 24 horas, principalmente, para casos de sintomas gripais. UPA, Hospital Municipal Getúlio Vargas e Serviço Móvel de Urgência (Samu), funcionarão normalmente.

Missas hoje à noite

Nas igrejas de São Leopoldo e Sapucaia do Sul a noite desta terça-feira será de encerramento das novenas em honra a padroeira, iniciadas no último dia 29 de novembro. As missas terão início às 19 horas, com limite de público dentro das paróquias. Na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na Praça Tiradentes, no Centro de São Leopoldo, a celebração, que será ministrada pelo pároco Francisco Chagas, poderá ser acompanhada presencialmente por até 150 pessoas.

Já na paróquia no Centro de Sapucaia do Sul será permitida a presença de 70 pessoas no interior da igreja durante a missa, celebrada pelo padre Adilson Kuntzler, e que também será transmitida ao vivo pela página Novena de Nossa Senhora da Conceição, no Facebook. Após a celebração eucarística, os fiéis sapucaienses sairão, a partir das 20h30, em carreata pelas ruas centrais da cidade. A programação de carro é uma alternativa, em tempos de pandemia, para substituir a tradicional procissão luminosa, que todos os anos conta com a participação de milhares de pessoas.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.