Publicidade
Notícias | Região Nova estação

Verão começa nesta segunda-feira com previsão de chuvas frequentes

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou prognósticos para a temporada

Por Estadão Conteúdo
Publicado em: 20.12.2020 às 15:27 Última atualização: 20.12.2020 às 15:36

Início do verão Foto: Inézio machadoGES/Inezio Machado/GES
O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente às 7h02 desta segunda-feira (21) e será caracterizado por chuvas frequentes em praticamente todo o País, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, segundo o Prognóstico Climático de Verão, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A maioria dos modelos de previsão "indica uma probabilidade superior a 90% de que se mantenha o fenômeno de La Niña durante o verão, e com probabilidades significativas da chegada de uma fase neutra durante o outono no Hemisfério Sul", disse o instituto em nota do Ministério da Agricultura. "O fenômeno é identificado pelo resfriamento anômalo da temperatura da superfície do mar de áreas específicas do Oceano Pacífico Equatorial."

O Verão é a estação do ano que ocorre entre a primavera e o outono. E se comparado com as outras estações, percebe-se que os dias ficam mais longos e as noites mais curtas e isso acontece porque uma parte do planeta Terra fica mais próxima do sol. E é justamente isso que faz esta ser a estação mais quente do ano.

Cuidados no verão*

- Ingerir muito líquido, de preferência água

- Consumir alimentos frescos e leves

- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, inclusive o de bebidas açucaradas

- Usar roupas leves, assim como bonés e chapéus para se proteger do calor

-  Evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários em que os raios solares são mais intensos, entre 10 e 16 horas.

*Fonte: Ministério da Saúde



Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.