Publicidade
Notícias | Região Segurança

BM recebe reforço de 15 veículos para o policiamento ostensivo na região

Batalhões da região receberam três viaturas semiblindadas e 12 motos em solenidade ontem

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 05.05.2021 às 08:17 Última atualização: 05.05.2021 às 08:17

Batalhões da região receberam três viaturas semiblindadas e 12 motos em solenidade ontem Foto: Grégori Bertó/SSP
Em solenidade realizada na manhã de ontem (4) no pátio da Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite e o vice e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior entregaram 221 novos veículos à Brigada Militar. O comandante-geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa, também esteve presente no evento. Foram 107 viaturas semiblindadas, modelo Renault Duster e 112 motocicletas repassadas a batalhões de mais de 70 cidades, além de dois ônibus, que integrarão a frota do Batalhão de Choque da Capital. Para a região de cobertura do Jornal VS, foram destinados 15 veículos, sendo três viaturas e seis motos para o 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de São Leopoldo, três motos para o 33º BPM de Sapucaia do Sul e três motos para o 34º BPM de Esteio.

Os veículos foram adquiridos com recursos de emenda da bancada federal gaúcha, verba de convênio para repasse de taxas recolhidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) ao Fundo Especial da Segurança Pública (Fesp) e valores do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). Em sua fala, o governador Eduardo Leite, destacou a importância das parcerias para o reaparelhamento das foças de segurança do Estado.

“A redução de todos os indicadores de criminalidade que estamos vendo nos últimos anos, vai devolvendo a sensação de segurança à nossa população. Isso não significa que tudo esteja bem. Temos ainda muitos problemas para resolver em termos de segurança pública e é, por isso, que continuamos investindo nesta área. É muito bom, para isso, saber que podemos contar com parcerias, dos empresários que patrocinam através do Piseg, e da nossa bancada federal gaúcha”, disse.

“Esses investimentos que estamos apresentando aqui somam, junto o da bancada federal e o do Estado, quase R$20 milhões realizados em estrutura de transporte para os nossos policiais cumprirem com a missão para a qual eles juraram entregar a própria vida se for o caso para poder defender a ordem e a proteção de cada gaúcho e de cada gaúcha. E fazem isso com muita dedicação. Somos muito orgulhosos da nossa Brigada Militar e das nossas forças de segurança pública”, destacou Leite.

 Segurança dos servidores

De acordo com Leite, como meta da política de governo, apenas viaturas semiblindadas estão sendo adquiridas pelo Estado ultimamente. “A segurança pública começa por dar segurança a quem faz segurança. Possibilitar melhores condições aos nossos profissionais por meio de estrutura qualificada para que eles possam prestar seus serviços”, pontuou. Dentre as cidades da região, uma das mais beneficiadas foi São Leopoldo, agraciada com nove veículos. Comandante do 25º BPM, o tenente-coronel Sérgio Gonçalves dos Santos, comemorou a chegada das viaturas e motos.

“O recebimento das viaturas é de extrema importância, pois renova a frota do batalhão além do que nossos policiais militares receberão três viaturas semiblindadas o que fortalece a proteção do policial no atendimento de ocorrências. As motocicletas são excelentes para ações policiais em locais de difícil acessibilidade. Nos locais onde viaturas de maior porte não acessam, as motocicletas têm facilidade em acessar e, com isto, os resultados de prisões e apreensões acontecem com frequência, atendendo os anseios da comunidade”, destaca.

Blindagem

A blindagem instalada nas viaturas é do nível III-A, que suporta disparos de todos os tipos de arma de mão, como pistola .40 e 9 mm. Construída com fibra de aramida, é mais leve que o aço e com capacidade de resistência quatro vezes maior. Nos vidros, a blindagem é composta pela sobreposição de materiais para assegurar a resistência balística de igual padrão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.