Publicidade
Notícias | Região Vacina

Grupo prioritário de adolescentes já se imuniza na região

Aplicação para 12 a 17 anos com comorbidades começou

Por Joceline Silveira
Publicado em: 23.07.2021 às 03:00 Última atualização: 23.07.2021 às 09:46

Começou na quinta-feira (22) a vacinação de jovens a partir de 12 anos com comorbidades na região. Uma das primeiras cidades, Estância Velha já iniciou a aplicação de doses contra a Covid-19 às 8 horas de ontem nos postos de saúde.

Ana Laura Machado, de 13 anos, foi vacinada ontem Foto: Joceline Silveira

A medida só foi possível após a decisão da Secretaria Estadual da Saúde (SES) no dia 12 deste mês, que incluiu jovens com comorbidades, de 12 a 17 anos, nos grupos prioritários.

Leia notícias sobre coronavírus

Movimento tímido

Na UBS Nova Estância, o primeiro dia de imunização - com agendamento prévio - foi sem filas, e a espera não passou de cerca de 20 minutos. Durante todo o dia foram imunizados 12 jovens na cidade. "O movimento ainda é lento, mas isso já era esperado. Acredito que nos próximos dias a procura deva aumentar, visto que a vacinação desta faixa etária era uma das mais solicitadas pela população", afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Fleck.

Ana Carolina Colombo Mattos de 17 anos, foi a primeira adolescente com síndrome de down e a segunda na Unidade Básica de Saúde a ser vacinada contra Covid-19 na cidade.

O aposentado Adilson Carvalho Mattos, pai de Ana Carolina, destacou a importância de vacinar portadores de condições permanentes. "E essa vacinação foi muito esperada por nós. Isso significa não só que ela possa retornar aos poucos às atividades, mas que ela não regrida mais em todos os avanços que conquistou até hoje", disse.

O terceiro vacinado, Rafael dos Santos Baum, 13 anos, chegou acompanhado do pai. Saiu do posto imunizado com a vacina Pfizer, única aprovada para a faixa etária. Com asma, não vê a hora de poder voltar para a escola e rever os amigos. "Agora aos poucos vai voltando ao normal, né?", disse. Para Cleber Baum, 42, pai de Rafael, a imunização pôs fim a uma angústia. "Inverno sempre foi complicado devido às complicações respiratórias dele. Não sabia o que poderia acontecer se ele fosse infectado, mas agora é só esperar pela segunda dose."

Com bronquite asmática, Ana Laura Machado de 13 anos, também comemorou a vacinação. "Estava esperando isso há muito tempo", afirmou a aluna do 8º ano do ensino Fundamental.

Outras cidades

Campo Bom também iniciou a vacinação dos adolescentes ontem. Em São Sebastião do Caí, os adolescentes de 12 a 17 com comorbidades começarão a ser imunizados hoje no Posto de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 14 horas.

Em Parobé a Prefeitura abriu na quarta cadastro de identificação prévia para a vacinação contra Covid-19 de adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades. O cadastro deve ser feito no WhatsApp (51) 99199-5994.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.