Publicidade
Notícias | Região 29ª edição

Uma São Leopoldo Fest diferente começa neste sábado para celebrar os 197 anos da imigração

Festa será realizada no formato semipresencial e terá cunho solidário

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 23.07.2021 às 03:00 Última atualização: 23.07.2021 às 07:52

Com o tema Uma Festa Solidária Rumo aos 200 anos, começa amanhã a 29ª edição da São Leopoldo Fest, a maior celebração do Município e que comemora o aniversário da cidade e a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil, em 1824, tornando São Leopoldo o berço da colonização alemã no País. Porém, por conta das restrições à pandemia de coronavírus, que suspenderam a edição do ano passado, em 2021, a programação da festa será realizada em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais, deste sábado (24) até o dia 1º de agosto. O secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Pedro Vasconcellos, disse acreditar que essa será uma experiência interessante e muito importante para a cidade: um primeiro grande teste.

Corte da São Leopoldo Fest 2021 e os bonecos símbolos da festa, Willy e Hanna, convidam para a 29ª edição do evento Foto: Inézio Machado/GES

"Será a primeira atividade festiva que a cidade vai fazer depois de um ano e meio de pandemia, porque teremos atividades de rua, com público presente e lives", ponderou, lembrando a comemoração aos 197 anos da imigração alemã na cidade e início das celebrações para os 200 anos.

Espetáculo

No domingo (25), conforme Vasconcellos, o acendimento da pira contará com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Cultura, do Consulado Alemão e da Associação dos Municípios do Vale dos Sinos (Amvars), que organizou o evento junto com a Prefeitura leopoldense. "Tem uma série de coisas que a gente precisa considerar como ações e passos significativos importantes na perspectiva da grande festa que queremos para os 200 anos. Esse será o primeiro capítulo de um espetáculo de quatro atos que vamos fazer até 2024, e que todo mundo que assistir vai gostar do que vai ver", sublinhou Vasconcellos.

Uma das atividades destacadas pelo secretário é a encenação histórica, domingo, que deve ser ampliada nos próximos anos até 2024.

Diversidade e solidariedade

Além de abrir as comemorações para o bicentenário, a São Leopoldo Fest 2021 tem um cunho solidário. “A nossa festa vai ser diferente dos outros anos. Esse ano, nós temos o intuito de conseguir 20 toneladas de alimentos para famílias vulneráveis de São Leopoldo”, disse a rainha da festa Giovana Natiele Gomes. “As pessoas podem ajudar fazendo doações, pelas redes sociais da Secult ou da Prefeitura. Lá tem a lista de todos os apoiadores, onde é possível deixar a sua doação”, acrescentou a segunda princesa, Cássia Azambuja.

“Nós falamos tanto de empatia, acho que esse é o momento de nos unirmos e fazermos mais por São Leopoldo”, completou a rainha. A primeira princesa da festa, Morgana Krebs, destacou ainda a diversidade da programação já neste primeiro fim de semana. “Teremos eventos no formato on-line e presencial. No dia 24, iniciamos com a carreata pelas principais ruas da cidade e, no dia 25, teremos a entrega do Teatro Municipal e, logo depois, um passeio náutico. Tudo pode ser acompanhando pelas redes sociais da cidade.”

A oma Iselda Barden Rosa lembrou ainda da novidade trazida no cronograma deste ano. “No Largo Rui Porto, vamos ter um drive-in com filmes nacionais, neste fim de semana, e nos dias 31 de julho e 1º de agosto.” As sessões do Cine Drive-in acontecem às 19 horas. A entrada será gratuita, com reserva de ingressos pela página da Secult no Sympla, limitados ao número de vagas disponíveis. Nos dias 31 e 1º, também serão servidos almoços solidários à população em situação de vulnerabilidade social, em 11 locais de São Leopoldo.

Programação

Sábado, 24 de julho: 10h - Carreata / Desfile da São Leopoldo Fest Local: concentração com início às 8h, na Rua Dr. Carlos de Souza Morais, no bairro Arroio da Manteiga. Saída da Av. Henrique Bier, passando pelas principais avenidas da cidade até a Av. Integração, no bairro Feitoria. 17h - Entrega da obra de revitalização da Praça 20 de Setembro Local: Praça 20 de Setembro, conhecida Praça da Biblioteca Apresentação com Grupo Sangue Criolo 19h - Cine Drive-in: Legalidade, de Zeca Brito Classificação: 14 anos Local: Largo Rui Porto no Ginásio Municipal Celso Morbach

Domingo, 25 de julho: 10h - Entrega da obra do Teatro Municipal Concerto da Camerata Presto Exibição do documentário “1824: o início de um legado” Local: Centro Cultural José Pedro Boéssio – Rua Osvaldo Aranha, 934, Centro 13h - Passeio Náutico no Rio dos Sinos - trajeto da base ecológica do Rio Velho até a Ponte 25 de Julho. No final terá uma encenação em homenagem à chegada dos Imigrantes em São Leopoldo. 15h - Celebração interreligiosa com a chegada das embarcações na Ponte 25 de Julho. 16h - Acendimento da pira, na Praça do Imigrante, marcando abertura das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. 19h - Cine Drive-in: Curtas Fragmentos ao Vento: 1945, de Ulisses da Motta; O Gritador, de Carlos Porto e Ulisses da Motta; UmGrito. Doc, de Alex Racor e Freddy Paz; Cá com os meus Botões, de Murilo Bittencourt; Interrogatório, de Raul Fontoura; e Um Breve Estado do Ser Humano, de Lucas Bastos. Local: Largo Rui Porto no Ginásio Municipal Celso Morbach 21h - Live com show do Grupo Os Fagundes Realização: Prefeitura de São Leopoldo e Sesc.

Segunda-feira, 26 de julho: 19h - Abertura da Exposição Mulheres Negras, do artista Biba Jaques Na Galeria de Artes Liana Brandão - Centro Cultural José Pedro Boéssio. 

Terça-feira, 27 de julho: 15h - II Encontro - São Leopoldo: da memória à atualidade Mesa 1: Identidades de São Leopoldo: Novos fluxos migratórios e a cidade cosmopolita (evento virtual) 19h30 - Mano Vini 20 anos no Corre (evento virtual) 21h - Musical Seis (evento virtual).

Quarta-feira, 28 de julho: 19h30 - Grupo Sonoridad (evento virtual) 21h - Show Gospel (evento virtual)

Quinta-feira, 29 de julho: 15h - II Encontro - São Leopoldo: da memória à atualidade Mesa 2: Identidades de São Leopoldo: representação e reconhecimento do patrimônio cultural Evento virtual 19h30- Paulinho Trindade e Bando (evento virtual) 21h - Uranius Blues (evento virtual)

Sexta-feira, 30 de julho: 17h - Roda de memória Realização: Museu do Trem (evento virtual) 19h30 - Canção Nativa (evento virtual) 21h - Jader Pes e Banda (evento virtual)

Sábado, 31 de julho: 12h - Almoços solidários 17h - Aula funcional - Movimentum Treinamento Funcional (Evento virtual nas redes da Movimentum) 19h - Cine Drive-in: Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles Classificação: 16 anos 20h - Swing Samba Trio (evento virtual) 21h - Roda de Samba da Dinda (evento virtual).

Domingo, 1º de agosto: 12h- Almoços solidários 13h30 - Moisés Oliveira e Grupo Vozes do Campo (evento virtual) 15h - Sax Banda Show (evento virtual) 17h - Palhaço Mortadela (evento virtual) 19h - Cine Drive-in: O Homem do Futuro, de Cláudio Torres Classificação: 12 anos De 28 e 31 de julho: Diálogos na WEB Memória e Ferrovia 15h - Ferrovia e imigração II (evento virtual).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.