Publicidade
Notícias | Região PopRua RS

Novo Hamburgo receberá verba para projeto social

Programa estadual PopRua RS auxilia pessoas em situação de rua

Publicado em: 27.07.2021 às 03:00 Última atualização: 27.07.2021 às 10:46

O Município de Novo Hamburgo está entre os cinco que ganharão recursos do projeto estadual PopRua RS, que auxilia pessoas em situação de rua. O valor entregue a cada município será proporcional à quantidade de pessoas e famílias em situação de rua cadastradas no CadÚnico. O recurso é de R$ 1,2 milhão.

Além de Novo Hamburgo, Alvorada, Gravataí, Passo Fundo, Santa Maria e Viamão receberão quantia do governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Social e Produtiva (Feaisp) e será repassado diretamente às prefeituras.

Os municípios que receberão os recursos têm unidades de serviços socioassistenciais de Proteção Social Especial de Média ou Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social para o público da população em situação de rua - adultos e famílias no CadSUAS.

Iniciativa

A iniciativa contempla a população em vulnerabilidade social e suas diversidades, migrantes, negros (as), mulheres, LGBTQIA , jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua.

Para o educador social Wagner Mello, desde dezembro do ano passado a evolução dos beneficiários do PopRua RS em Porto Alegre é bastante visível. "A gente percebe isso no dia a dia. Alguns deles permanecem conosco e conseguimos enxergar o desenvolvimento deles a partir do suporte que o programa consegue dar", destaca.

"O trabalho do programa vai muito além de oferecer uma quentinha, o principal é valorizar os beneficiários como seres humanos que são. A quentinha mata a fome hoje, mas é a partir do acolhimento que conseguimos pensar na perspectiva da garantia de direitos e num projeto de sociedade não excludente", complementa a secretária estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker.

Milhares de refeições distribuídas no Estado

Desde dezembro do ano passado, o PopRua RS distribuiu 127.084 mil refeições e lanches à população em situação de rua de Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande.

O programa realiza acolhimento institucional que consiste na entrega de quentinhas, equipamentos de proteção individual (EPIs), disponibilização de espaço para higienização e banho, encaminhamento para pernoite/alojamento, informação sobre trabalho e emprego e direitos humanos.

Até junho, houve cerca de 40 mil acessos.

A iniciativa é resultado da parceria entre Estado, terceiro setor e empresas que contribuíram com recursos destinados ao fundo do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social).

Procedência

O Fundo concede incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais no Estado às empresas, por meio da renúncia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), autorizado pelo Executivo Estadual.

Os recursos anteriores, no valor de R$ 4,5 milhões, também são provenientes do Feaisp.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.