Chuva, sol, máscaras e muito amor à tradição. Esses foram alguns dos elementos encontrados nos desfiles farroupilhas realizados em Sapucaia do Sul, Esteio e Portão, neste 20 de setembro, feriado do Dia do Gaúcho. Após um ano de 2020 de atividades suspensas devido à pandemia, a maioria das cidades da região retomou os acampamentos este ano, mas com restrições e medidas específicas.
Em Sapucaia do Sul, a Cavalgada da Chama Crioula, já tradicional na cidade, tomou as ruas novamente na manhã desta segunda-feira (20). Conforme o prefeito Volmir Rodrigues, cerca de 110 cavalarianos estavam cotados para participar da ação desde a saída, no Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braum, fora os demais que se agregaram ao ato durante o percurso, que dispersou após a passagem pela Praça General Freitas, no Centro.
Antes de começar a ação, ainda no parque, todos os cavalos foram recebidos e avaliados por um veterinário. "Para gauchada daqui já é cultural. Aqui sempre se faz. Claro que foi reduzido em relação a outros anos, mas quisemos fazer, sim", disse o prefeito sobre a realização da cavalgada.
O desfile tem o objetivo de resgatar a cultura e tradicionalismo gaúcho. Na frente da ação, além do prefeito, estavam o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Verissimo, que conduziu a chama durante o trajeto, a secretária de Educação, Djoidy Felipin, e mulheres representando Anita Garibaldi, tema dos festejos farroupilhas este ano. "Nós somos obrigados a comemorar esse 20 de setembro, não deixar passar em branco. Agora, a retomada dos trabalhos da Expointer, nos incentivou a fazermos a Semana Farroupilha", ponderou Verissimo.
Para a realização dos festejos no Parque Jayme Caetano Braum, todos os visitantes teriam que comprovar que estavam vacinados contra a Covid e precisavam entrar de acordo com uma pulseirinha entregue pelo piquete que iriam. "Participaram aqui apenas o pessoal dos piquetes mesmo. Estão todos felizes com a forma que foi feito e foi uma ótima semana. Estamos encerrando hoje (ontem) com o objetivo concluído", avaliou Verissimo.
Um desfile com cavalarianos também marcou o encerramento da 32ª Ronda Farroupilha de Portão, na manhã desta segunda. O prefeito Kiko Hoff participou do ato, que passou por diversas ruas da cidade, junto com tradicionalistas. No município, cada CTG teve programação especial durante toda a semana, dentro da ronda.
Em Esteio, o desfile teve saída do CTG Chama Nativa, às 10 horas, e seguiu em direção ao CTG Independência Gaúcha, passando por 11 ruas e avenidas, além do viaduto da Padre Felipe. À tarde, cada CTG realizou o ato de extinção da chama crioula.
Em São Leopoldo, os acampamentos farroupilhas do Parque do Trabalhador e da Feitoria registraram grande movimento neste 20 de setembro. À noite, ambos realizaram o ato de extinção da chama crioula.