Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região DIA DO GAÚCHO

Desfiles e extinção da chama crioula encerram Semana Farroupilha nas cidades da região

Sapucaia do Sul, Portão e Esteio realizaram tradicionais cavalgadas no 20 de setembro

Por Priscila Carvalho
Publicado em: 21.09.2021 às 03:00 Última atualização: 21.09.2021 às 11:41

Chuva, sol, máscaras e muito amor à tradição. Esses foram alguns dos elementos encontrados nos desfiles farroupilhas realizados em Sapucaia do Sul, Esteio e Portão, neste 20 de setembro, feriado do Dia do Gaúcho. Após um ano de 2020 de atividades suspensas devido à pandemia, a maioria das cidades da região retomou os acampamentos este ano, mas com restrições e medidas específicas.

Cerca de 110 cavalarianos participaram da saída do desfile farroupilha em Sapucaia do Sul
Cerca de 110 cavalarianos participaram da saída do desfile farroupilha em Sapucaia do Sul Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Em Sapucaia do Sul, a Cavalgada da Chama Crioula, já tradicional na cidade, tomou as ruas novamente na manhã desta segunda-feira (20). Conforme o prefeito Volmir Rodrigues, cerca de 110 cavalarianos estavam cotados para participar da ação desde a saída, no Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braum, fora os demais que se agregaram ao ato durante o percurso, que dispersou após a passagem pela Praça General Freitas, no Centro.

Antes de começar a ação, ainda no parque, todos os cavalos foram recebidos e avaliados por um veterinário. "Para gauchada daqui já é cultural. Aqui sempre se faz. Claro que foi reduzido em relação a outros anos, mas quisemos fazer, sim", disse o prefeito sobre a realização da cavalgada.

Resgate

O desfile tem o objetivo de resgatar a cultura e tradicionalismo gaúcho. Na frente da ação, além do prefeito, estavam o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Verissimo, que conduziu a chama durante o trajeto, a secretária de Educação, Djoidy Felipin, e mulheres representando Anita Garibaldi, tema dos festejos farroupilhas este ano. "Nós somos obrigados a comemorar esse 20 de setembro, não deixar passar em branco. Agora, a retomada dos trabalhos da Expointer, nos incentivou a fazermos a Semana Farroupilha", ponderou Verissimo.

Objetivo concluído

Para a realização dos festejos no Parque Jayme Caetano Braum, todos os visitantes teriam que comprovar que estavam vacinados contra a Covid e precisavam entrar de acordo com uma pulseirinha entregue pelo piquete que iriam. "Participaram aqui apenas o pessoal dos piquetes mesmo. Estão todos felizes com a forma que foi feito e foi uma ótima semana. Estamos encerrando hoje (ontem) com o objetivo concluído", avaliou Verissimo.

Viaduto da Padre Felipe estava no percurso do desfile de Esteio
Viaduto da Padre Felipe estava no percurso do desfile de Esteio Foto: Gabriel Rodzinski/Prefeitura de Esteio

Cidades com programação e extinção da chama

Um desfile com cavalarianos também marcou o encerramento da 32ª Ronda Farroupilha de Portão, na manhã desta segunda. O prefeito Kiko Hoff participou do ato, que passou por diversas ruas da cidade, junto com tradicionalistas. No município, cada CTG teve programação especial durante toda a semana, dentro da ronda.

Em Esteio, o desfile teve saída do CTG Chama Nativa, às 10 horas, e seguiu em direção ao CTG Independência Gaúcha, passando por 11 ruas e avenidas, além do viaduto da Padre Felipe. À tarde, cada CTG realizou o ato de extinção da chama crioula.

Em São Leopoldo, os acampamentos farroupilhas do Parque do Trabalhador e da Feitoria registraram grande movimento neste 20 de setembro. À noite, ambos realizaram o ato de extinção da chama crioula.

Em Portão, prefeito Kiko Hoff (D) participou do desfile
Em Portão, prefeito Kiko Hoff (D) participou do desfile Foto: Divulgação/Prefeitura de Portão

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.