Botão de Assistente virtual

Tomografia computadorizada está disponível 24 horas no Hospital Lauro Reus, de Campo Bom

Com atendimento pelo SUS, convênios e particulares, o equipamento gera imagens detalhadas em alta resolução para diagnóstico de nódulos, tumores e lesões minúsculas, entre outros

BRANDED CONTENT I GRUPO SINOS 360

Conteúdo produzido em parceria com a ABSM

A tecnologia é uma aliada necessária para garantir mais qualidade no atendimento de saúde. E é nesse contexto que o Hospital Lauro Reus, de Campo Bom, vem aumentando seus investimentos em equipamentos de ponta que auxiliam em uma prestação de serviços mais eficaz e ágil. Um exemplo é o aparelho de tomografia computadorizada adquirido em 2020 pela prefeitura municipal e instalado na instituição de saúde, que é gerenciada pela Associação Beneficente São Miguel (ABSM).

A tomografia se soma a outros equipamentos já existentes, como os de raio-x, ecografia e mamografia, estando atualmente disponível durante 24 horas à população da região. “Trata-se de um aparelho de alta resolução, de 16 canais, que pode gerar imagens precisas a partir de múltiplos cortes (axiais, sagitais ou coronais). Entre suas aplicações estão a angiotomografia, permitindo visualizar artérias de todas as partes do corpo, do crânio ao tórax, dos membros superiores aos inferiores”, informa a coordenadora de radiologia e tecnóloga do Serviço de Imagem do Lauro Reus, Raquel Selistre.

Ela destaca ainda os diferentes diagnósticos que, com ou sem contraste, são obtidos através da tomografia computadorizada, como tumores, nódulos, acidente vascular cerebral (AVC), fraturas minúsculas não identificadas pelo raio-x, pneumonia e tromboembolismo pulmonar (TEP). “Também são visualizados problemas renais, no fígado, no ovário, na pleura, aneurismas, hemorragias e início de apendicites”, lista Raquel. Os exames são executados por profissionais treinados continuamente em tecnologia e humanização. A área conta com processos que garantem total segurança e conforto aos pacientes.

Serviço realiza exames eletivos e de emergência

Os exames são executados por técnicos capacitados, como Raquel Selistre, em tecnologia e atendimento humanizado
Os exames são executados por técnicos capacitados, como Raquel Selistre, em tecnologia e atendimento humanizado Foto: Fábio Winter/Especial
O aparelho de tomografia funciona em tempo integral no hospital, trabalhando durante o dia com agendamentos e exames eletivos e à noite com urgência e emergência. As marcações de horários para particulares e convênios ocorrem por telefone, enquanto as do Sistema Único de Saúde (SUS) são feitas através da Secretaria de Saúde de Campo Bom.

Raquel explica que os laudos de diagnóstico em pacientes de urgência e emergência são entregues em duas horas. “Para internados é 24 horas e agendamentos é três dias corridos.” De acordo com a coordenadora, o Lauro Reus tem como uma de suas metas ampliar os horários de agendamento para 24 horas por dia, com o objetivo de reduzir a demanda existente no município.

Atenção ao conforto e à segurança

Sala foi projetada para oferecer uma sensação maior de aconchego e segurança
Sala foi projetada para oferecer uma sensação maior de aconchego e segurança Foto: Fábio Winter/Especial
Uma preocupação do hospital é o conforto e a segurança dos pacientes durante a realização dos exames. Por isso, a sala de tomografia foi projetada para oferecer uma sensação maior de aconchego e humanização.

As luzes são customizadas, de acordo com as preferências dos pacientes, medida que colabora, por exemplo, para reduzir o medo de crianças em fazerem o exame. Outro diferencial é a possibilidade do paciente ter um acompanhante durante o procedimento, tendo esse total proteção contra radiação.

PARA SEGUIR

Instagram: @hospitallauroreus

Facebook: @hospitallauroreusoficial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
EXCLUSIVO
premium

Cartel da Colômbia se expandia no Vale do Sinos com a cocaína mais cara do mundo

Região
Semana Farroupilha

Economia e pandemia fazem gaúchos reinventarem tradicionais celebrações farroupilhas

Rio Grande do Sul
ACOLHA PENÉLOPE

Movimento busca por melhorias nos atendimentos as vítimas de violência sexual infantil

Região

Marcas da falta de amparo ficam nas vítimas de abuso sexual infantil

Região