Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região TERÇO DOS HOMENS

Fiéis fazem carreata em Novo Hamburgo pela melhora da pandemia

Percurso saiu de Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Guarani, e encerrou na missa à Nossa Senhora Aparecida, no Santuário das Mães

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 12.10.2021 às 18:16 Última atualização: 13.10.2021 às 10:46

Um grupo de homens católicos aproveitou a data em que se celebra Nossa Senhora Aparecida para carregar a imagem da santa pelas ruas da cidade e celebrar a melhora nos indicadores da pandemia.

O Terço dos Homens da Diocese de Novo Hamburgo promoveu nesta terça-feira (12) uma carreata. Com a imagem da santa à frente, o grupo saiu da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Guarani, e circulou pelo bairro e seguiu até o Santuário das Mães, no bairro Roselândia. A ação reuniu dezenas de veículos e chamou atenção de moradores por onde passou.

Terço dos Homens Santuário das Mães
Terço dos Homens Santuário das Mães Foto: Diego da Rosa/GES
Após o percurso, o grupo participou da missa no Santuário, que reuniu centenas de pessoas de diversas paróquias para louvar àquela que é considerada pelos fiéis como a padroeira do Brasil. "Dai-nos a bênção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida", cantavam.

 

Indicadores em queda

É a segunda vez que o grupo promove a ação. Em maio de 2020, os fiéis realizaram sua primeira carreata. De lá para cá, a vacinação avançou em todo o País e os indicadores da pandemia melhoraram. O grupo voltou à rua para celebrar a redução do número de mortes, internações e novos casos.

"No ano passado, fizemos uma carreata para pedir o fim da pandemia. Então, já que está agora recuando, nada melhor do que sair na rua para agradecer por este momento", afirma o coordenador diocesano José Lessa.

A primeira edição ocorreu em um momento de alta de casos e mortes da pandemia, quando o País registrava mais de mil mortes por dia. No dia 30 de maio, quando o evento foi realizado, o Brasil chegava à marca de 28.849 mortes. Quase um ano e meio depois, o País perdeu mais de 600 mil vidas, sendo 35 mil no Rio Grande do Sul.

A honra de levar a padroeira

Quem carregou a imagem de Nossa Senhora ao longo do percurso foi o representante comercial Raul Oscar Hartmann. Ele se emocionou com a tarefa recebida. "É uma emoção bastante grande, principalmente a gente vendo a grande quantidade de pessoas que se juntaram a nós. O coração chega a ficar acelerado. É uma honra muito grande."

O grupo chegou ao Santuário pouco antes do início da missa. Sobre os ombros, ele carregaram a imagem até o altar, sob aplausos dos fiéis que lotavam a cerimônia.

Terço reúne mais de 1,5 mil homens

Carreata conduziu imagem da santa ao Santuário das Mães
Carreata conduziu imagem da santa ao Santuário das Mães Foto: Diego da Rosa/GES
O Terço dos Homens foi criado, na Diocese de Novo Hamburgo, em junho de 2010. A Paróquia do Primavera foi pioneira na cidade.

Com o passar dos anos, o movimento se expandiu e chegou a outras paróquias da Diocese. Hoje, são 52 grupos, que reúnem mais de 1,5 mil homens para rezar o terço pelo enos uma vez por semana, de acordo com a coordenação.

"É um dos movimentos que mais cresce na nossa Diocese. E realmente está dando frutos. Tem muitas famílias voltando para a igreja", diz Lessa.

Coordenador do grupo na paróquia que foi a pioneira na cidade, Francisco Roque da Silva comemora o crescimento. "Nosso objetivo é rezar o terço pelas famílias, pela saúde do município, dos parentes, dos amigos", afirma Francisco Roque da Silva, coordenador do grupo do Primavera. No país, há registros do Terço pelo menos desde 1936, no Sergipe.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.