Assim como o que foi observado no Brasil e no Rio Grande do Sul, a balança da geração de empregos teve resultado positivo na região, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. No levantamento realizado pela reportagem do Jornal NH, que avaliou os resultados de dez municípios da região, foram criadas 2.650 vagas de emprego formal e o acumulado do ano tem 19.090 postos de trabalho.
No Município o setor de indústria foi responsável pela maior parte das vagas: foram 421. Em seguida aparecem os serviços, com 176 postos e o comércio, com 108. O setor de construção foi o único com desempenho negativo, tendo fechado, em setembro, oito postos de trabalho formal.
No Vale do Paranhana, Parobé aparece com uma importante recuperação. No levantamento, a cidade aparece como a segunda que mais gerou empregos de carteira assinada. Foram 408 novos postos. Este é o segundo melhor resultado desde janeiros de 2020. Apenas em novembro de 2020 foram criados mais empregos, quando foram preenchidas 668 vagas.
O setor da indústria foi o responsável pela guinada nos números de Parobé, com 313 postos de trabalho a mais. O segmento de construção vem logo em seguida, com 80 empregos de carteira assinada a mais. O comércio teve 18 empregos a mais no mês avaliado e o setor de serviços não conseguiu acompanhar a tendência de melhora, fechando três postos de trabalho.
O prefeito de Parobé, Diego Picucha, fala da satisfação de poder celebrar esse saldo positivo. "Nós, como Administração, temos trabalhado arduamente para gerar emprego e renda, dedicando-nos a elaborar e pôr em prática diversas politicas públicas de desenvolvimento social e econômico no município. Exemplo disso, são os cursos gratuitos que estão sendo ministrados no Centro Municipal de Capacitação Profissional de Parobé, que iniciaram nesta segunda-feira, em uma iniciativa promovida pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e do Sebrae, e que atenderão, neste primeiro momento, cerca de 200 moradores. Da mesma forma, seguimos investindo na construção do nosso primeiro Distrito Industrial para fortalecer os empreendimentos na cidade”, pontua.
Sapiranga é outro município que teve bons números em setembro. O saldo entre admissões e demissões foi positivo: com 353 empregos a mais. Em seguida aparece Campo Bom, com saldo positivo de 320 empregos, o terceiro melhor resultado do município desde janeiro.
É somente então que São Leopoldo aparece no ranking. A segunda maior cidade em população na região, teve o acréscimo de 232 empregos no mês avaliado. Confira os números das dez cidades em setembro e no acumulado em 2021:
No mês de setembro, conforme o Caged, o Rio Grande do Sul abriu 13.836 vagas de trabalho. Ao longo do mês aconteceram 106.815 admissões e 92.979 desligamentos. Quando avaliado o desempenho do país, o total de vagas abertas foi de 313.902. Esse resultado decorreu de 1.780.161 admissões e de 1.466.259 desligamentos.