Pelo nono mês consecutivo, São Leopoldo apresentou saldo positivo na geração de empregos formais, conforme o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. O boletim foi divulgado na semana passada e traz os índices de geração de postos de trabalho com carteira assinada no Brasil no mês de setembro.
Por ele, foi possível observar que o Município fechou o mês nove do ano com 2.173 admissões e 1.941 desligamentos, resultando em 232 vagas positivas. No acumulado de janeiro a setembro de 2021, o saldo também é favorável: 2.888 vagas, sendo 20.886 admissões e 17.998 desligamentos. Os dados apontam a cidade como a quinta que mais gerou empregos formais no Estado este ano.
Colhendo frutos
Segundo levantamento da Prefeitura de São Leopoldo, em todo o período da pandemia, desde março de 2020, o Município tem saldo positivo de 3,4% nos empregos de carteira assinada, enquanto o saldo geral do Estado é de 1,39%. Nos últimos 12 meses, de outubro de 2020 a setembro de 2021, São Leopoldo se classificou como sétimo município que mais gerou empregos, com saldo de 3.702, sendo 28.639 admissões e 24.937 desligamentos.
O prefeito Ary Vanazzi destaca as ações tomadas durante a pandemia que garantiram os saldos positivos. "Estamos há 19 meses enfrentando uma pandemia que causou a maior crise sanitária no mundo, com consequências econômicas, sanitárias e sociais. Nós nos propomos a enfrentar com organização, diálogo, disposição para o trabalho. Não fechamos as indústrias, dialogamos de forma permanente com os setores econômicos, que, inclusive, tinham poder de decisão no comitê municipal contra a Covid. Investimos em infraestrutura para facilitar a instalação de novas empresas na cidade e estamos colhendo bons frutos, com geração de emprego e renda", pontuou.
Destaque para a TI
De acordo com os números trazidos pelo Caged, o bom saldo visto em setembro foi novamente puxado pela indústria, que totalizou 161 vagas positivas. Em segundo lugar, o setor de serviços chama a atenção pelo destaque no crescimento de vagas relacionadas à Tecnologia da Informação (TI), que representou 13,22% das oportunidades, seguido pela Educação (3,43%) e do atendimento à saúde (3,21%).
O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, falou sobre o aumento do número de trabalhadores contratados para TI, demanda que surge especialmente no Parque Tecnológico São Leopoldo, o Tecnosinos. "Essa área tem vagas ociosas, porque falta mão de obra. É um setor que tem vagas permanentes", lembrou, citando ainda o programa 3 Mil Talentos TI, lançado na cidade com o objetivo de qualificar jovens para o setor.
Maciel também recordou que o governo municipal vinha, de fato, com a expetativa de saldo positivo na geração de empregos devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e a retomada das atividades em alguns setores. A projeção, segundo o secretário, é que o quarto trimestre também seja afirmativo. “Estamos com essa perspectiva que a gente consiga concluir o ano com balanço positivo”, estimou, salientando que os eventos de fim de ano devem ajudar para tal.
“A situação econômica do País não é das mais favoráveis, o poder de compra vem caindo. Mas o período do Natal já mobiliza por si só e, esse ano, tem um apelo muito especial porque viemos de 19 meses de privações. O ambiente estará propício para um Natal mais aquecido.” Em setembro, apenas a construção civil (-64) e o setor agropecuário (-2), restaram com saldo negativo em São Leopoldo. O economista e professor da Unisinos, Guilherme Stein, avalia que a retomada de setores, principalmente dos mais afetados durante a pandemia, como o de serviços e eventos, pode ter contribuído para mais um mês com vagas positivas.
“O andamento da vacinação, que é o mais importante pelo que temos dos especialistas, permite que comecemos a retomar as atividades e, naturalmente, vemos uma retomada dos empregos, como na indústria, serviços e comércio”.
Na região de cobertura do Jornal VS impresso – São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana – os números de setembro também fecharam positivos. No total, foram 446 vagas de saldo favorável nas cinco cidades, com 4.554 admissões e 4.108 desligamentos. Depois de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, com 133 postos de trabalho, foi a que mais teve vagas de carteira assinada geradas. Esteio, ficou com o terceiro lugar, com 67. No acumulado do ano, a região soma 39.933 admissões e 33.552 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 6.381 empregos formais.