Flores para encher os olhos de cor e o coração de alegria. Plantas que trazem boas energias. Atrações culturais para balançar a alma. Uma gastronomia de dar água na boca. E, é claro, um ambiente cheio de charme, totalmente preparado, para receber quem quer ficar com a vida mais colorida.
Esses são alguns dos elementos que esperam os visitantes na 14ª Feira das Flores de Ivoti, que inicia nesta sexta-feira (12), com abertura oficial às 10 horas, estendendo-se até a segunda-feira (15), e retornando nos dias 19 a 21 de novembro. O horário de atendimento, no Núcleo de Casas Enxaimel, será das 9 às 18 horas, todos os dias, com entrada gratuita.
O evento contará com aproximadamente 80 feirantes, incluindo produtores de flores, folhagens e artigos para jardinagem, além de produtos coloniais e artesanato. Será o momento também para ampliar conhecimentos sobre os cuidados com plantas, já que essa é uma situação vivenciada pelos produtores que estarão no evento. Um deles é o microprodutor, Germano Gustavo Nienow, 66 anos, que reservou 250 orquídeas para comercializar na feira nos dois finais de semana.
"O pessoal sempre faz perguntas sobre orquídea e outras plantas e nós estamos sempre dispostos a conversar. Tentamos passar o máximo de informação", comenta Nienow, explicando que as orquídeas são plantadas com casca de pinus, carvão e brita. Elas não levam terra.
Essa edição da Feira das Flores é o terceiro evento de grande porte que Ivoti realizada na pandemia. Em 2020, a feira ocorreu em novembro, seguida da feira do mel este ano e agora a edição 2021 das flores.
A diretora de Turismo, Raiama Trenkel, salienta que todos os cantos estão bem decorados. "Cada canto foi pensado um detalhe, um carinho, muita cor. A primavera e o verão pedem isso. Temos um ambiente muito lindo, que é o Núcleo de Casas Enxaimel, principal ponto turístico de Ivoti e vamos trazer mais cor para esse ponto tão visitado e que todo mundo gosta muito", sintetiza a diretora, que tem boas expectativas para a feira deste ano.
O evento é realizado pela prefeitura de Ivoti, em parceria com associações de floricultores da Rota Romântica (Aflorr) e da Encosta da Serra (Afloreser), além da Associação Rota Romântica e Vale Germânico.
Os visitantes deverão apresentar o comprovante de vacinação na entrada da feira. Vale a caderneta ou o certificado emitido no aplicativo Conecte SUS.
O esquema de imunização completo com as duas doses ou dose única será solicitado para quem tem a partir de 30 anos. Abaixo desta idade, é necessário comprovar a primeira dose. Também será exigido o uso da máscara.
Sábado (13)
13 horas - Bandinha Típica
13h30 - R.e.D duo
15h30 - Ana e Jefe
17h30 - The Silva Brothers
Domingo (14)
10h30 - Quarteto Tao
13 horas - Bandinha Típica
13h30 - Acústico Menegallas
15h30 - Deivid Wallauer
17h30 - Marcel Knak Acústico
Segunda-feira (15)
13 às 18 horas - Bandinha típica
13h30 - Deivid Braum
15h30 - Maduo
17h30 - Joãozinho Kolling
Sábado (20)
13 horas - Bandinha Típica
13h30 - Luiz Dallastra
15h30 - Banda Grantezuma
17h30 - Paulinho Maciel
Domingo (21)
10h30 - Grupo Ascarte
13 horas - Bandinha Típica
13h30 - Samuel Samuka
15h30 - Robson Paines
17h30 - Samba Dreher