Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região CLIMA

Calor de 36,7 graus desta segunda-feira em São Leopoldo antecede chuva

Dia foi o segundo mais quente do ano no Rio Grande do Sul

Publicado em: 22.11.2021 às 20:54

No segundo dia mais quente do ano no Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia, os termômetros alcançaram 36,7 graus em São Leopoldo, 37,1 graus no bairro Lomba Grande, de Novo Hamburgo, e 37,4 graus em Campo Bom. Porto Alegre teve o dia mais seco em uma década no mês de novembro, com calor intenso e umidade atipicamente baixa.

De acordo com a metereologista da Metsul, Estael Sias, essas variações que trazem dias mais amenos são ainda consequência do fenômeno La Niña, e variações térmicas serão percebidas ainda nesta semana. "Na terça-feira melhora o conforto térmico, com a temperatura máxima ficando na casa dos 26, 27 graus", afirma. Entretanto, o alívio nos calorões não deve durar muito. "A medida que os dias vão ficando mais longos com a proximidade do verão, a expectativa é de a temperatura subir", explica Estael.

Já na quarta-feira (24), o clima será de sol e calor, com mínima de 18 e máxima de 31. O calor se mantém na quinta-feira (25), com mínima de 21 e máxima de 27, e no fim do dia pode chover na região. A sexta-feira (26) deve ser de temperatura mais agradável, com mínima de 21 e máxima de 26.

Estiagem

Mas não é apenas na primavera que o La Niña terá influência, já que ele deve ter impacto direto nas chuvas durante o verão. O La Ninã será mais intenso do que prevíamos, e isso aumenta o risco de estiagem em todo o Rio Grande do Sul", explica Estael Sias. Para esta semana, a tendência é de uma variação térmica na região dos vales dos Sinos, Paranhana e Caí. Essas variações podem terminar com chuvas entre quinta e sexta-feira, com risco de temporal, já que um ciclone extratropical se formará no oceano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.