A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) realiza, no próximo sábado (27), uma caminhada para marcar os 106 meses de espera por justiça. O incêndio da boate Kiss resultou em 242 pessoas mortas, em 27 de janeiro de 2013. A partir do dia 1º de dezembro, quatro réus serão julgados pelo Tribunal do Júri, no Fórum Central de Porto Alegre.
A caminhada começa com uma concentração, a partir das 19h30min, na chamada "Tenda da Vigília'', na Praça Saldanha Marinho, centro de Santa Maria. A partir das 20h15min, a manifestação se desloca rumo à boate, na Rua dos Andradas, a um quarteirão dali.
No local, a partir das 20h30min, será realizada uma intervenção audiovisual na fachada do prédio onde funcionava a Kiss. Será utilizada a técnica de video mapping, que consiste em projetar imagens criando efeitos impactantes.
"Mostraremos as peças da campanha 'Kiss: É hora da justiça!', vídeos da AVTSM e outros audiovisuais, como lembrança e clamor por justiça tendo em vista o julgamento em dezembro. Nossa ideia é levar essas imagens, quem sabe até ao vivo para quem estiver no local ou de passagem possa se informar a respeito", diz o artista visual Calixto Bento, organizador do Campus Open Mapping, que realizará a ação à convite da TV OVO, entidade apoiadora da AVTSM.
O objetivo da iniciativa é criar uma rede de solidariedade para familiares e sobreviventes do incêndio e unir a sociedade para que tragédia, ocorrida há quase nove anos, não fique impune.