Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região

São Leopoldo e Sapucaia do Sul celebram hoje feriado da padroeira

Dia será de homenagens à Nossa Senhora da Conceição e de alteração em serviços prestados pelas prefeituras

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 08.12.2021 às 07:33 Última atualização: 08.12.2021 às 07:33

São Leopoldo e Sapucaia do Sul celebram hoje a padroeira das duas cidades: Nossa Senhora da Conceição. Nos dois municípios, a quarta-feira será de missas especiais em homenagem à santa e também de alteração nos serviços prestados pelas prefeituras. O comércio, no entanto, funcionará normalmente, já que o feriado é trocado pela segunda-feira de Carnaval. Tanto em São Leopoldo quanto em Sapucaia, os centros administrativos estarão fechados e não haverá vacinação contra a Covid-19. Serviços essenciais não sofrem alteração.

Missas especiais encerrarão a novena em honra à Nossa Senhora da Conceição, que teve início no dia 29 de novembro
Missas especiais encerrarão a novena em honra à Nossa Senhora da Conceição, que teve início no dia 29 de novembro Foto: Edson Hiram/Especial

Em São Leopoldo, funcionam normalmente a UPA 24 horas, o Centro de Saúde Feitoria e o Hospital Centenário, exceto a área administrativa. Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Farmácia Municipal e o Centro Médico Capilé não terão atendimento no feriado. Na segurança pública, a Guarda Civil Municipal (GCM) atende normalmente através dos telefones 153 e 3592-8134. O cartório de trânsito não terá atendimento.

Os Ecopontos não terão expediente no feriado, já as coletas seletivas e domiciliares seguem normalmente. Os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) como o Lar de Convivência São Francisco de Assis, Casa de Acolhimento para Crianças e Adolescentes funcionarão normalmente. Assim como, o Centro de Referência para a População em Situação de Rua das 19 às 7 horas. O Auxílio Funeral estará em plantão, realizando atendimento pelo contato 995.519.019, das 8 às 20 horas.

Em Sapucaia do Sul, funcionarão a UPA 24 horas, Samu e Hospital Getúlio Vargas, bem como a Guarda Municipal e serviços de coleta de lixo e limpeza urbana. A Secretaria de Desenvolvimento Social terá plantão pelo telefone 991.512.514 e o Conselho Tutelar atenderá casos urgentes por meio do 992.528.039.

Missas

Durante todo o dia não faltarão demonstrações de fé à protetora das duas cidades no encerramento das novenas, iniciadas no último dia 29 de novembro. Em Sapucaia do Sul, serão celebradas três missas: às 9 horas, ao meio-dia e às 19 horas. A celebração da noite será seguida, a partir das 20h15, de procissão que neste ano deverá ser feira, novamente, em forma de carreata, como foi no ano passado por conta da pandemia.

Conforme o pároco padre Adilson Kuntzler, a iniciativa de realizar uma celebração ao meio-dia atende a pedidos de comerciantes e funcionários das lojas da cidade, que normalmente não conseguem participar da celebração por estarem trabalhando. A paróquia Nossa Senhora da Conceição de Sapucaia fica na Rua Coronel Serafim Pereira, no Centro, em frente à Praça Central.

Já em São Leopoldo, a missa solene na Igreja Matriz será às 19 horas, com a bênção de imagens e objetos votivos, e deverá ser celebrada pelo pároco, o padre Francisco das Chagas Alves. A Igreja Matriz de São Leopoldo fica na Praça Tiradentes, no Centro.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.