Depois da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars) ter eleito como presidente o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, na quarta-feira passada, no dia seguinte foi a vez da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara) definir o chefe do Executivo de Igrejinha, Leandro Horlle, para comandar a entidade em 2022. O encontro ocorreu na prefeitura de Parobé e contou com a participação de integrantes dos seis municípios que compõem a Ampara: Taquara, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante e Três Coroas.
Em 2021, a Ampara foi presidida pelo prefeito de Parobé, Diego Picucha, que destacou o ano desafiador e as grandes lutas para a região. "Convivemos com diversas pautas desafiadoras. Iniciamos a luta, e prosseguimos, do movimento regional que se posiciona fortemente contra uma medida que poderá cortar mais de R$ 10 milhões em recursos na área da saúde para o Vale do Paranhana por meio do programa Assistir, do governo do Estado", relembrou.
Ele reforça que a entidade também luta contra a instalação de novas praças de pedágios na região e por melhorias na RS-239. "Além disso, foi preciso enfrentar a pandemia em paralelo, o que ocupou grande parte das ações e de esforços conjuntos da região, com ajustes de protocolos, vacinação da comunidade e defesa da saúde e da economia, com ações fundamentais para o bem estar da população", destacou.
Além do presidente Leandro Horlle (Igrejinha), integram a nova gestão a vice-presidente Sirlei Silveira (prefeita de Taquara), o secretário geral Pedro Rippel (prefeito de Rolante) e o tesoureiro Alceu Marcos Pretto (prefeito de Riozinho).
Já o conselho fiscal é composto por Alcindo de Azevedo (prefeito de Três Coroas), Diego Picucha (prefeito Parobé) e Irineu Feier (vice-prefeito de Três Coroas). Eles têm como suplentes Joãozinho Lopes (vice-prefeito de Igrejinha), Alex Bora (vice-prefeito de Parobé) e Guilherme Augusto Wilborn (vice-prefeito de Riozinho).