Estelionatários da região que compram e não pagam, crime conhecido como golpe da arara, foram alvo da Operação Reinserção da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (14). Os agentes cumpriram 21 mandados de busca e apreensão em Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Gravataí, Porto Alegre e Palhoça, em Santa Catarina.
Conforme o delegado Alexandre Fleck, titular da Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), grande parte dos mandados foram cumpridos nos municípios de Cachoeirinha e Gravataí.
O delegado explicou que as investigações começaram em 2020, quando os agentes interceptaram conversas sobre o "golpe da arara", que usava o nome de uma grande rede de supermercados para obter, de forma ilícita, cargas de peixes e queijos. Na época, as mercadorias foram apreendidas em supermercados de Cachoeirinha e Esteio.
Com o avanço das investigações, a Polícia Civil interceptou nova ação do grupo criminoso, desta vez em Santa Catarina, em Palhoça. “Trata-se de uma organização criminosa estável e atuante na prática de reinserção de mercadorias ilícitas no comércio regular do Estado”, afirma o delegado Alexandre.
Entre os produtos apreendidos nesta manhã, estavam jogos eletrônicos e itens de higiene pessoal.
O nome do preso não foi informação pela PC.