Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região HAMBURGO VELHO

Recém-restaurado, órgão de mais de 80 anos estará em concerto de aniversário de igreja histórica

Evento aberto ao público celebra os 190 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho

Publicado em: 06.01.2022 às 12:09 Última atualização: 06.01.2022 às 16:56

Nesta quinta-feira (6), a comunidade religiosa mais antiga de Novo Hamburgo completa 190 anos. Em comemoração, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho promove um concerto a partir das 20 horas. 

"Teremos uma celebração aberta à comunidade e um concerto", destaca o presidente da Comunidade, Gerson Schneider. A capacidade de público é de 350 pessoas e todas devem usar máscara. O evento é gratuito.

Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho terá concerto para celebrar 190 anos
Comunidade Evangélica de Hamburgo Velho terá concerto para celebrar 190 anos Foto: Ermilo Drews/GES-Especial

A cereja do bolo na celebração desta noite será a presença de um órgão antigo recém-restaurado no concerto. Construído pela fábrica J. Edmundo Bohn S.A, referência na produção do instrumento no País, o instrumento chegou à Igreja do Relógio em 1936.

A restauração começou em outubro pelas mãos do organeiro argentino Adrián Terraza, com apoio do pianista venezuelano Adrián Peraza. Cabe a um organeiro construir e consertar órgãos.

Terraza começou a aprender o ofício aos 13 anos num mosteiro beneditino de Rosário. De lá para cá, estudou com referências da área no país natal e na Itália, tornou-se mestre em Música pela UFRGS e também organista, ou seja, também sabe tocar o instrumento. Por isso, ele irá se apresentar no concerto comemorativo.

O especialista destaca a complexidade do órgão. "Diferente de um piano, que é um instrumento de corda, este aqui é de vento. Precisa saber combinar os sons. Este órgão tem mais de 800 tubos, que são manejados por diferentes teclados. Este exemplar possui três teclados, mas pode ter até sete. É como se fosse uma orquestra num único instrumento musical."

Serviço

Concerto de aniversário 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.