Grupo Sinos 360 | Branded Content
Conteúdo produzido em parceria com Unimed Vale do Sinos
Por sua estrutura diferenciada, o Hospital da Unimed Vale do Sinos, inaugurado em 2021 em Novo Hamburgo, ganhou o status de instituição de saúde referência para toda a população da região, o que, como consequência, gera um aumento significativo de pessoas à procura de atendimento para as mais variadas necessidades.
Ocorre que em Novo Hamburgo, além deste moderno complexo de saúde, também há a Unidade Integrada de Atendimento na rua Tupi – conhecida anteriormente como Pronto Atendimento e Hospital Dia –, que é uma extensão do Hospital para atendimento de casos menos complexos, deixando para a nova Emergência aqueles mais complicados, os quais exige-se uma resolução mais imediata. “O que define o melhor local é a complexidade. Hoje, mais de 80% dos atendimentos realizados pela Unimed são para casos menos graves, como diarreia, dores com pouca intensidade no abdômen, dor de ouvido, náusea, vômito, dor de cabeça, entre outros, e todas essas situações podem ser resolvidas com maior assertividade e rapidez na Unidade Integrada na Tupi. Na Emergência do Hospital a prioridade são as situações graves, como sintomas sugestivos de AVC e infartos, lesões, fraturas e acidentes. Tudo que possa causar risco de morte”, explica o médico Rafael Villanova, diretor Técnico da Unidade Integrada de Atendimento e coordenador da Emergência.
O contato direto para a Unidade Integrada e a Emergência é o mesmo: 0800-6421800
Especialidades para consultas agendadas ou por encaixe:
Alergologia
Cardiologia Pediátrica
Clínico Geral
Dermatologia
Endocronologia
Gastroenterologia
Gastroenterologia Pediátrica
Geriatria
Médico de Família
Neurologia Pediátrica
Psiquiatria
Sintomas de baixa complexidade:
Diarreia
Dor abdominal leve
Náusea e vômito
Dor de cabeça
Dor de dente
Dor de ouvido
Queixas mais crônicas
Curativos
Retirada de pontos
Pequenos procedimentos (como unha e cravada)
É necessário buscar um serviço de emergência nos casos:
Lesões e fraturas
Acidente de trânsito
Picada de animais peçonhentos
Complicações na gestação
Dor ou pressão no peito
Infecções graves
Ferimentos por arma de fogo ou por faca
Dor de cabeça intensa, nova ou diferente de padrão habitual
Desmaio, tontura ou fraqueza repentina
Alteração brusca do estado mental ou quadro de confusão mental
Perda de força ou dormência em membro(s)
Dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar
Vômitos ou tosse com sangue
Dor abdominal aguda
Os atendimentos pediátricos, independentemente da gravidade, são direcionados para a Emergência do Hospital. Também no local estão concentrados os atendimentos relacionados à suspeita de Covid-19, como febre e queixas respiratórias. Sobre a Covid-19, uma recomendação ao paciente é fazer o primeiro contato via Pronto Atendimento Digital, pelo telefone (51) 3584 3890, evitando, assim, a exposição desnecessária.
Moradores das cidades vizinhas têm à disposição unidades de excelência, não havendo a necessidade de se dirigir ao Hospital de Novo Hamburgo. Em São Leopoldo há o pronto atendimento clínico e pediátrico 24 horas e traumatológico até as 19 horas. Já Campo Bom tem a unidade integrada de consultas e pronto atendimento clínico (adulto), das 7 as 24 horas. Todos estão conectados no mesmo sistema e seguem os padrões de qualidade
Disponível de segunda-feira a sábado, o Pronto Atendimento Digital é outra opção para os pacientes. Através do telefone (51) 3584-3890, uma equipe de enfermagem faz o primeiro atendimento. Após avaliação, é encaminhado para uma teleconsulta no mesmo instante ou agendado.