Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região ESTIAGEM

Falta de chuva e calor aumentam preocupação com o nível do Rio dos Sinos

Ontem, nível estava em 47 centímetros e, com onda de calor, situação deve piorar nos próximos dias

Por Isabella Belli
Publicado em: 12.01.2022 às 07:26 Última atualização: 12.01.2022 às 07:27

Na tarde desta terça-feira (11), o nível do Rio dos Sinos voltou a apresentar uma redução considerável e ao mesmo tempo preocupante. Conforme a régua da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível estava em 47 centímetros, ou seja, 1,53 abaixo do normal. E nos próximos dias a situação deve piorar. Isso porque não há previsão de chuva até sábado (15) e, para agravar, as temperaturas vão subir, podendo passar dos 40 graus.

Bancos de areia voltaram a fazer parte da pasisagem do Rio dos Sinos, na área central
Bancos de areia voltaram a fazer parte da pasisagem do Rio dos Sinos, na área central Foto: Diego da Rosa/GES

“Confirmando os prognósticos meteorológicos que indicam a ausência de chuvas ao longo desta semana, os efeitos de uma redução do nível do rio serão inevitáveis”, alertou o secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter. Preocupado com o cenário nada favorável, o Consórcio Pró-Sinos que representa 28 municípios dos 30 que compõem a bacia hidrográfica, emitiu um alerta na tarde de ontem.

“Diante da estiagem que provoca a redução do nível e da vazão das águas, a situação do Rio dos Sinos tem sido monitorada pelo Consórcio Pró-Sinos por meio da Plataforma de Monitoramento Espacial e do contato permanente com as áreas ambientais.”

Uso racional da água

Outro receio é em relação ao abastecimento que pode ser comprometido a partir do momento que a régua instalada na captação de água do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) marcar 50 centímetros. Ontem, o nível no local manteve-se em 1,2 metro ao longo de todo o dia. “Desde dezembro estamos ressaltando a necessidade do desperdício zero para evitar a falta d’água”, salientou Luciano Machado, diretor-geral do Pró-Sinos.

Reunião

Vai ocorrer nesta quarta- feira, às 10 horas, a reunião entre representantes do governo Estado, Semmam, Semae, Comusa e Corsan para tratar sobre a fiscalização da retirada de água do rio para agricultura.

Prepare-se para o calor intenso

A Defesa Civil de São Leopoldo lançou ontem um alerta para a onda de calor que está se aproximando e deve atingir o Estado ainda esta semana, com temperaturas acima dos 40 graus. O fenômeno ocorre devido a um sistema de alta pressão que deve predominar até sábado (15).

De acordo com o coordenador técnico da Defesa Civil, Fabiano Camargo, é importante que se tenham alguns cuidados específicos, como manter a hidratação constante, beber muita água e fazer refeições leves, bem como evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre às 10 e às 16 horas e usar protetor solar, além de proteger as crianças com chapéu de abas e usar roupas soltas, de preferência de algodão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.