Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região REGIÃO

Canil de São Leopoldo ainda com atendimento restrito devido à superlotação

No espaço, com capacidade para 170 animais, vivem atualmente 288 segundo a Sempa

Por Renata Strapazzon
Publicado em: 13.01.2022 às 08:26 Última atualização: 13.01.2022 às 08:26

“A situação ainda é crítica”. Dessa forma o titular da Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa) de São Leopoldo, Walter Verbist, resume o cenário encontrado no Canil Municipal. No início de dezembro passado, o local foi fechado devido à superlotação. No espaço, com capacidade para receber 170 cães em situação de rua ou com risco de morte, havia 297 quando a medida foi tomada. Mais de um mês depois, pouca coisa mudou. Hoje são 288 animais abrigados no Canil, segundo a Sempa. “Ainda é preocupante. Só conseguimos recolher um animal se outro tiver alta ou se infelizmente vier a óbito”, esclarece Verbist.

De dezembro até esta quarta-feira, a redução da ocupação foi de apenas nove animais
De dezembro até esta quarta-feira, a redução da ocupação foi de apenas nove animais Foto: FOTOS Diego da Rosa/GES

 Para tentar contornar a situação, o secretário diz contar com o apoio da população. “Estamos trabalhando de uma forma com que as pessoas consigam fazer os atendimentos em casa, nos ajudando neste momento tão delicado”, conta. Outra maneira de amenizar o problema, de acordo com Verbist, é incentivar e promover a adoção dos animais do Canil. Em todo o ano passado, mais de 300 cães que estavam no local ganharam um novo lar durante os espaços de adoção realizados pela secretaria na Central Animal PET, no Centro. Na última edição do evento, realizada no dia 18 de dezembro, foram 10 cães adotados.

Segundo o secretário, uma nova edição do espaço de adoção está marcada para acontecer no próximo dia 20, a partir das 14 horas. A iniciativa, no entanto, será feita de forma virtual, transmitida pela página da Rádio Prefeitura, no Facebook, e com foco nos animais de porte grande. “Vamos fazer on-line e apenas com os cães maiores, aqueles que não temos condições de levar para as ações no centro”, pontua Verbist.

Interessados em conhecer e adotar um animal do Canil podem entrar em contato com a Sempa pelo telefone 3592-9981, das 9 às 14 horas, ou ainda pela página da secretaria no Facebook e agendar uma visita ao local. O atendimento presencial na Sempa ocorre no mesmo horário, na Rua Eduardo de Almeida, 1.340, bairro Vicentina. Para efetuar a adoção, é preciso ser maior de 18 anos, apresentar carteira de identidade e comprovante de residência. O canil municipal fica na Estrada do Socorro, no bairro Arroio da Manteiga, na zona norte da cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.